Teorias de gênero e os movimentos feministas - Uma análise sobre GIRLS

Autores

  • Brena O'Dwyer Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.14998

Resumo

Resumo: O artigo apresentado é uma resenha do terceiro episódio da última temporada da série Girls de Lena Dunham. O objetivo é apontar as tensões entre teorias de gênero e movimentos feministas com o enfoque em produções artísticas realizadas por mulheres. Especialmente no que diz respeito a uma especificidade ou essência do ser mulher que refletiria sobre obras realizadas por mulheres.

Palavras chave: gênero, feminismo, Girls

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brena O'Dwyer, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutoranda em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: a experieÌ‚ncia vivida. São Paulo: Difusão EuropeÌia do Livro, 1960.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

DONAWERT, J. "Feminisms". In: Bould, M., Butler, A., Roberts, A., Vint, S. The Routledge Companion to Science Fiction. Taylor and Francis, 2009.

HARAWAY, Donna. “‘Gênero' para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra”. In: Cadernos Pagu (22). Campinas: Unicamp, 2004.

O'DWYER, Brena; RIBEIRO, Letícia e HEILBORN, Maria Luiza. “Dilemas do feminismo e a possibilidade de radicalização da democracia em meio às diferenças: considerações a partir da Marcha das Vadias do Rio de Janeiro”. In: Revista Civitas, no prelo.

PISCITELLI, Adriana. “Gênero: a história de um conceito”. In: ALMEIDA, Heloísa. B.; SZWAKO, José E. Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.

PRECIADO, Paul Beatriz. Multidões queer notas para uma política dos “anormais”. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 11-20. Jan./abr. 2011.

RODRIGUES, Carla. Coreografias do feminino. Florianópolis, Editora Mulheres, 2009

RUBIN, Gayle. “O Tráfico de Mulheres: notas sobre a “economia política” do sexo”. Recife: SOS Corpo, 1993.

SCOTT, Joan. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade, v. 20, nº 2, Porto Alegre: UFRGS, 1995.

SAFFIOTI, H. Conceituando o gênero. In: RODRIGUES, C. et all (org). Problemas de gênero. Funarte. 2016.

Downloads

Publicado

08-08-2020

Como Citar

O’Dwyer, B. (2020). Teorias de gênero e os movimentos feministas - Uma análise sobre GIRLS. Revista Eco-Pós, 23(1), 568–576. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.14998