Géricault, o Panorama e os Espaços de Realidade no início do Século XIX
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1469Resumen
Lançando mão de diferentes obras artísticas, Jonathan Crary discute a formação do espectador moderno no final do século XVIII. O participante multifacetado das feiras da Europa pré-moderna é substituído por um observador privatizado e individualizado, destinado ao consumo de mercador- ias em massa e produto de um processo de disciplinarização. A primazia da visão sobre os demais sentidos emerge acompanhada de imperativos de autocontrole visíveis em novos espaços como os dispositivos panorâmicos que o autor explora no artigo. Dialogando com Roland Barthes, Crary dis- corre sobre os “efeitos de realidade” em jogo nos panoramas e seus impactos na audiência moderna.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.