Música e moda hip-hop: Consumo, resistência e formação identitária de sujeitos de periferia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1385Resumen
Buscamos investigar as tensões e interações no processo de consumo da moda e da música hip-hop em sua relação com a formação identitária de sujeitos de periferia. Para tanto, optamos pela pesquisa bibliográfica a partir de autores que estudam as temáticas: consumo cultural; interação entre moda e música como produtos culturais e contraculturais; moda e constituição de identidades de resistencia. Realizamos também uma pesquisa exploratória por meio de observação participante e entrevista em profundidade, com 4 sujeitos representativos do movimento hip-hop da cidade de Santa Maria - RS. O estudo evidencia o potencial comunicativo da musica e da moda, seja como forma de pertencimento a um grupo, seja como maneira de se diferenciar de uma maioria. Demonstra também, uma relação sócio-cultural e simbólica de complementaridade entre música e moda hip-hop como forma de reforçar valores e representações identitarias ligadas a um desejo simultâneo de inclusão e de resistência.Descargas
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