Música e moda hip-hop: Consumo, resistência e formação identitária de sujeitos de periferia

Autores

  • Camila da Silva Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1385

Resumo

Buscamos investigar as tensões e interações no processo de consumo da moda e da música hip-hop em sua relação com a formação identitária de sujeitos de periferia. Para tanto, optamos pela pesquisa bibliográfica a partir de autores que estudam as temáticas: consumo cultural; interação entre moda e música como produtos culturais e contraculturais; moda e constituição de identidades de resistencia. Realizamos também uma pesquisa exploratória por meio de observação participante e entrevista em profundidade, com 4 sujeitos representativos do movimento hip-hop da cidade de Santa Maria - RS. O estudo evidencia o potencial comunicativo da musica e da moda, seja como forma de pertencimento a um grupo, seja como maneira de se diferenciar de uma maioria. Demonstra também, uma relação sócio-cultural e simbólica de complementaridade entre música e moda hip-hop como forma de reforçar valores e representações identitarias ligadas a um desejo simultâneo de inclusão e de resistência.

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Biografia do Autor

Camila da Silva Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Comunicação Midiática, linha Mídia e Identidades Contemporâneas, pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Comunicação Midiática, linha Mídia e Identidades Contemporâneas, pela Universidade Federal de Santa Maria (20013). Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Experiência na área de Comunicação e Moda, com ênfase em Comunicação e Cultura, Moda e Comunicação, Produção de moda e Figurino. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mídia, Recepção e Consumo Cultural (UFSM/CNPq) e do grupo do Projeto Obitel (Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva) de Santa Maria (UFSM) 2014/2015. Principais áreas de interesse: moda, televisão, estudos de recepção, estudos de consumo e classe.

Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), Especialista em Administração de Marketing (1993) e graduada em Relações Públicas (1990) e Jornalismo (1992) pela UNISINOS. Tem experiência de mais de 10 anos na área de Comunicação de interesse público no Primeiro, Segundo e Terceiro Setor. Foi professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001-2007), professora na pós-graduação latu sensu SENAC - São Paulo (2005-2007). Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Cidadania (CNPQ), coordena o Programa Educomunicação e Cidadania Comunicativa e preside o NDE do Curso de Produção Editorial da UFSM. É Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPPEducom) e Pesquisadora CAPES. Investiga os temas comunicação, políticas públicas sociais, educomunicação, cidadania e inter/transculturalismo.

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Publicado

23-12-2016

Como Citar

Marques, C. da S., & Rosa, R. (2016). Música e moda hip-hop: Consumo, resistência e formação identitária de sujeitos de periferia. Revista Eco-Pós, 19(3), 336–350. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1385

Edição

Seção

Perspectivas