Música e moda hip-hop: Consumo, resistência e formação identitária de sujeitos de periferia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1385Abstract
Buscamos investigar as tensões e interações no processo de consumo da moda e da música hip-hop em sua relação com a formação identitária de sujeitos de periferia. Para tanto, optamos pela pesquisa bibliográfica a partir de autores que estudam as temáticas: consumo cultural; interação entre moda e música como produtos culturais e contraculturais; moda e constituição de identidades de resistencia. Realizamos também uma pesquisa exploratória por meio de observação participante e entrevista em profundidade, com 4 sujeitos representativos do movimento hip-hop da cidade de Santa Maria - RS. O estudo evidencia o potencial comunicativo da musica e da moda, seja como forma de pertencimento a um grupo, seja como maneira de se diferenciar de uma maioria. Demonstra também, uma relação sócio-cultural e simbólica de complementaridade entre música e moda hip-hop como forma de reforçar valores e representações identitarias ligadas a um desejo simultâneo de inclusão e de resistência.Downloads
References
BARNARD, Malcolm. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Nacional, 1979.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Pulo: Paz e Terra, 1999.
CORRÊA, Tupã Gomes. Rock nos passos da moda: mídia, consumo x mercado. Campinas, SP: Papirus, 1989.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude em Belo Horizonte. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
EMBACHER, Airton. Moda e identidade: a construção de um estilo próprio. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina; JACKS, Nilda. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hacker, 2005.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FRANKE, Gisele. A moda e o vestir sob a perspectiva do popular. Um estudo sobre o comportamento e a percepção de consumidores de um shopping popular sobre moda e consumo de vestuário. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
GARCÍA-CANLINI, Nestor. Prefácio. In: MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. p. 14-25.
______. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
GODART, Frederic. Sociologia da moda. São Paulo: Senac, 2010.
HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
ISHERWOOD, Baron.; DOUGLAS, Mary. O Mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
LEITÃO, Débora Krische; PINHEIRO MACHADO, Rosana. O luxo do povo e o povo do luxo: consumo e valor em diferentes esferas sociais no Brasil. In: ______. Antropologia e consumo: diálogos entre Brasil e Argentina. Porto Alegre: AGE, 2006.
LEITÃO, Débora Krische; LIMA, Diana Nogueira de Oliveira.; PINHEIRO MACHADO, Rosana. Antropologia e consumo: diálogos entre Brasil e Argentina. Porto Alegre: AGE, 2006.
LOPES, Maria Immacolata. Vassalo de. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia.2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo.Rio de Janeiro: Maud, 2003.
MENDONÇA, Carla. Moda, estilo de vida e videoclipe: Aspectos da cultura hip hop. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SIMMEL, George. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia.Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.