O Gosto pela Bossa-Nova - Considerações sobre a Estética Musical Brasileira no Exterior

Autores

  • Danilo Lopes Brito Universidade Federal do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras
  • Fabiano Dalla Bona Universidade Federal do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1378

Resumo

A música brasileira tem sido largamente consumida ao redor do mundo desde o início do século passado. O consumo dessa estética musical se intensificou a partir do sucesso da bossa-nova, estilo musical que representa bem uma imagem do Brasil no exterior. Não são poucos os estudos a respeito da estética musical brasileira. Poucos, porém, partem do público que vê na bossa-nova uma arte de bom gosto para tecer uma análise sobre os fatores que reforçam essa impressão, bem como sua manutenção até hoje. Nesse sentido, o presente artigo leva em consideração discussões sobre o gosto, tanto canônicas quanto mais recentes, além de ensaios sobre sensibilidades burguesas em relação à produção e à apreensão cultural. Tomando a bossa-nova e sua influência como temas centrais, faz-se uma reflexão sobre o que o gosto por esse estilo musical de fato revela sobre a contemporaneidade. Palavras-chave: Bossa-Nova, gosto musical, contemporaneidade, estética musical brasileira

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Biografia do Autor

Danilo Lopes Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras

Aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Atua na área dos Estudos Culturais com ênfase em reflexões identitárias sobre o Brasil, bem como em produção cultural no âmbito música.

Fabiano Dalla Bona, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras

Graduado em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná e Mestre em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo. Doutor em Letras Neolatinas (Literatura Italiana) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Italiana e nos Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: culinária e gastronomia, literatura italiana, história, italianística e literatura.

Referências

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Publicado

24-12-2014

Como Citar

Brito, D. L., & Bona, F. D. (2014). O Gosto pela Bossa-Nova - Considerações sobre a Estética Musical Brasileira no Exterior. Revista Eco-Pós, 17(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1378