Disparidades entre realidade e representação: a percepção das mulheres sobre a publicidade de cerveja

Autores/as

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe
  • Kívia Monique Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.23966

Resumen

O modelo de representação social em voga nos produtos audiovisuais televisivos, em especial naqueles produzidos e veiculados no Brasil, tem suscitado estudos e debates. Contudo, apesar da crítica ao padrão hegemônico alicerçado em raça e etnia, caracterizado mais por ausências do que presenças, que historicamente compõe esta suposta representatividade, ainda predomina a invisibilidade que, em alguma medida, tem sido substituída por uma visibilidade controlada. Na contramão desta conjuntura, a animação colombiana Guilhermina e Candelário, exibida no Brasil pela TVE / TV Brasil, apresenta uma série de histórias vivenciadas por personagens negros. Considerando sua excepcionalidade na TV aberta brasileira, propomos extrapolar a observação não científica e analisar de que forma aspectos sociais estão ali retratados. Nessa trajetória empírica, focamos na análise dos quatro protagonistas desta animação, na busca dos significados da narrativa, propostos por Bordwell e Thompson (2008). Como resultado, salientamos que a trama, mais do que problematizar questões raciais, naturaliza os personagens de modo que a sua relevância não se baseia no fato de serem negros. Aspectos étnicos são apresentados de forma bastante sutil e não estão no cerne da narrativa. Ademais, observamos uma ruptura da hegemonia no que concerne à estrutura de gênero que alicerça a sociedade, também de forma natural, porém com maior centralidade, ainda que alguns aspectos dos personagens analisados contribuam para a manutenção de padrões culturalmente naturalizados.

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Biografía del autor/a

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Professora Efetiva do Departamento de Comunicação Social -- Publicidade e Propaganda. Professora permanente do curso de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM - UFS). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-doutorado em andamento na Universidad de Sevilla. 

Kívia Monique Rodrigues Da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Segipe.

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Publicado

2019-10-06

Cómo citar

Malta, R. B., & Silva, K. M. R. D. (2019). Disparidades entre realidade e representação: a percepção das mulheres sobre a publicidade de cerveja. Revista Eco-Pós, 22(2), 223–246. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.23966