Fotojornalismo e memória: o retrado do Brasil proposto pelo Prêmio Esso
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v11i2.993Abstract
“O ‘Prêmio Esso' reflete uma evolução não só da Imprensa brasileira, como do próprio Brasil”. A afirmação do jornalista Wilson Figueiredo é o mote para a reflexão proposta nesse artigo, que aprofundando os questionamentos sobre os modelos de cobertura postulados no doutorado, busca discutir as modificações do fotojornalismo brasileiro dos anos 60 à atualidade. Embalado pelas profundas alterações implementadas na década de 50, o jornalismo brasileiro sob influência do modelo norte-americano mostrava uma “nova cara” representada pela fotografia de imprensa dos anos 60. O instantâneo e o testemunhal ganhavam força. Mas, nas últimas cinco décadas mudaram os equipamentos fotográficos, o suporte da imagem, o perfil do profissional, além do uso da fotografia nas páginas impressas, hoje diagramadas eletronicamente e sob forte influência das versões online. Teria sido a premiação capaz de refletir essa revolução tecnológica, que compreende inclusive a chegada do digital às imagens fotográficas? Que memória (de profissional e de país) as mais de 70 fotos ou seqüências premiadas (prêmios específicos de fotografia, menções honrosas e outras categorias) são capazes de refletir? Como os fotojornalistas premiados puderam “escrever com a luz”, como promete o título da publicação comemorativa dos 50 anos do prêmio, “uma história escrita por vencedores?”.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.