Os pilares estruturais das comunicações contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i1.972Abstract
Nos anos finais do século 20, a reconfiguração da economia, da ideologia e da política, no plano internacional, acirrou, na área das comunicações: (1) a constituição de grupos econômicos, com atuação integrada, vertical e horizontalmente; (2) o estabelecimento de estratégias industriais, comerciais e financeiras, a partir do conceito do mundo como mercado global; (3) a conseqüente compreensão dos seres humanos dentro de um quadro referencial que privilegia seu papel econômico como consumidores; (4) a expansão e consolidação da democracia liberal; (5) e o incessante movimento de criação tecnológica, fantasticamente ampliado com a inserção de milhões de pessoas em seus processos. Este trabalho tem como objetivo argumentar sobre a constatação de que, para compreender o fenômeno da Comunicação na contemporaneidade, é necessário analisar a base sobre a qual se dão essas transformações, constituída por três pilares: o Tecnológico, o Político, e o dos Regulamentos. Interligados e interdependentes, esses pilares são, ao mesmo tempo, base e partes constitutivas das comunicações contemporâneas.Downloads
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