Mídia ativista e ação política na internet: a experiência do Centro de Mídia Independente
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i3.934Abstract
O surgimento do Centro de Mídia Independente, em 1999, representa um momento importante no ativismo político. Concebido como espaço para uma comunicação mais democrática, o CMI ou Indymedia coloca-se como adversário de um jornalismo padrão, o qual é acusado de fazer parte do projeto de globalização neoliberal, ao qual se opõem os chamados movimentos por justiça global (ou antiglobalistas, anticapitalistas e altermundistas). Oferece cobertura dos protestos, combina uma linguagem militante com a estrutura formal do jornalismo, resultando disso uma prática aqui chamada de "jornativismo". O artigo procura evidenciar como essa linguagem é construída estrategicamente, primeiro para agendar os temas dos ativistas na esfera pública, via mídia padrão, e segundo para firmar-se como interlocutores válidos no debate político sobre a globalização. Afirmamos que a comunicação do Indymedia não provoca apenas um ato ilocutório - produz o fato ao dizê-lo - mas também produz um ato perlocutório - os enunciados provocam transformações na realidade. Uma manifestação de sem-teto, em Goiânia, mostra como a ação do Indymedia participou da orientação e desfecho de uma desocupação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.