Internet, Participação Política e Organizações da Sociedade Civil
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.889Abstract
Resumo - A predominância alcançada pela democracia representativa no mundo ocidental, nas décadas finais do Século XX, intensificou as discussões sobre o papel que a participação social e política tem na democracia. Mais recentemente, novos valores trazidos pela chamada cibercultura passaram a ser inseridos no debate, particularmente quanto ao conceito, às formas de ação e às competências individuais necessárias ao uso das tecnologias avançadas de informação e comunicação. Neste novo contexto, as organizações da sociedade civil que anteriormente tinham, em sua maior parte, objetivos mais sociais que políticos, passaram a desenvolver, crescentemente, um papel de mediadoras de participação política, ainda que esta não esteja em seus objetivos originais ou prioritários. Este artigo resulta de pesquisa que busca compreender as competências digitais desenvolvidas por organizações da sociedade civil no cumprimento de seus objetivos sociais e políticos. Além do aprofundamento teórico sobre os principais temas que permeiam o estudo, a metodologia inclui entrevistas com gestores de organizações da sociedade civil sediadas em Salvador, Bahia. Os resultados mostram que as organizações têm sido levadas tanto a priorizar a participação política quanto a desenvolver intensamente competências digitais em seu pessoal e em seu público-alvo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.