Imitação da Vida: Apontamentos sobre o uso da estilística do documentário em filmes de horror
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.873Abstract
Desde o final da década de 1990, em particular após o sucesso alcançado pelo longa-metragem A Bruxa de Blair, é possível constatar um aumento significativo na produção de filmes de horror codificados estilisticamente como documentários. Seis títulos desse tipo realizados naquela década se transformaram em mais de 150 na seguinte. A expansão levou a crítica estadunidense a criar um jargão específico para nomear esse tipo de filme, chamado de found footage e classificado desde então como um subgênero do horror cinematográfico. Este artigo pretende investigar o fenômeno, tentando mostrar que outros motivos além do baixo custo de produção contribuíram para o uso da estilística do documentário dentro da ficção. Procuramos, também, examinar por qual razão as técnicas documentais parecem ter se adaptado tão bem ao gênero do horror.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.