O fenômeno dos remakes de filmes de horror: apontamentos sobre o excesso como estilo no audiovisual contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.3788Abstract
A produção de remakes tem sido uma prática comum no sistema de produção cinematográfica, independente de gênero fílmico e época. O século XXI testemunha um grande aumento desta prática, em especial em títulos de horror. O ato de produzir novas versões de filmes já existentes nos leva a pensar que as diferenças existentes entre as duas versões exigem metodologias de análise comparativas. Para este estudo, julgamos necessário ir além das diferenças pontuais, que incluem quantidade de cortes ou verificação dos métodos de encenação, para localizar as razões de tal aumento na própria lógica do sistema produtivo mainstream do audiovisual contemporâneo. Antes de pontuarmos os impactos da modernidade e da cultura pop neste processo, o artigo retorma as transformações tecnológicas que surgiram no final do século XIX e as mudanças do modo de vida que moldaram o registro de experiência nas grandes cidades, reverberando na produção e no consumo de entretenimento, como causa importante do fenômeno.
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