Entre vestígios e zonas de opacidade
Tensões familiares e reminiscências da ditadura em 108: Cuchillo de palo (2010), de Renate Costa
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28151Keywords:
Documentary, Dictatorship, Traces, Sexuality, ParaguayAbstract
Drawing upon the analysis of the documentary 108: Cuchillo de Palo (Renate Costa, 2010), we explore how the director aims to capture glimpses of her uncle Rodolfo's evanescent existence during the Paraguayan dictatorship. Through his absence, and conveying testimonies, documents, and reminiscences, she endeavors to piece together fragments of his story. Moreover, we underscore the significance of the interplay and confrontation between Renate and her father's perspective, which encapsulates the dynamics of a family structure molded by the repressive background shaping the country's political and cultural life. We look to explore the aesthetic and political potential of the vestiges and gaps as components of a documentary poetics. Consequently, our objective is to construct an interpretation based on the traces presented in the film. To achieve this, we will examine the director's strategic choices and how they respond to the unique conditions that shape the cinematic discourse.
Downloads
References
AMADO, Ana; DOMÍNGUEZ, Nora. Figuras y políticas de lo familiar: una introducción. In: Lazos de familia: herencias, cuerpos, ficciones. Buenos Aires: Paidós, 2004, p. 13-39.
BALUTET, Nicolas. Cuestiones de género en dos filmes hispanoamericanos recientes: 108. Cuchillo de Palo de Renate Costa y Pelo Malo de Mariana Rondón. In: Beoiberística, v. 1, n. 1. 2017. p.181-191.
BARRETO, Anna Flávia Arruda Lanna. Arquivos do terror e stronismo: memória, história e luto. In: Quaestio Iuris, v. 9, n. 1, Rio de Janeiro, 2016, p. 140-163. DOI: 10.12957/rqi.2016.18186.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BRECHT, Bertold. Do guia para os habitantes das cidades: poemas e comentários. Tradução e organização de Tercio Redondo. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2017.
BRODSKY, Marcelo. Buena memoria. Ensaio fotográfico e textos de Marcelo Brodsky; apresentação de Marcelo Mattos Araújo; curadoria de Diógenes Moura. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2010.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CUEVAS, Clara Eliana. Crime, sexualidade e opinião pública: o caso 108 y un quemado em Assunção, 1959. In: Periódicus – Revista de Estudos Indisciplinares em Gêneros e Sexualidades Publicação periódica vinculada ao Núcleo de Pesquisa NuCuS, da Universidade Federal da Bahia – UFBA/ISSN: 2358-0844. Salvador, n.11, v. 1, maio/out. 2019, p. 58-86.
ELTIT, Diamela. Se deben a sus circunstancias. In: RICHARD, Nelly. Políticas y estéticas de la memoria. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 1. ed. 2000, p. 205-211.
ERRÁZURIZ, Paz. Antesala de un desnudo. Santiago de Chile, 1999. Disponível em http://www.pazerrazuriz.com/antesala-de-un-desnudo.html. Acesso em: 8 out. 2022.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O rastro e a cicatriz: metáforas da memória. In: Pro-Posições. v. 13, n. 3, set./dez 2002, p. 125-133.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
HALBERSTAM, Jack. A arte queer do fracasso. Tradução de Bhuvi Libanio. Recife: Cepe, 2020.
LEMEBEL, Pedro. Tengo miedo torero. Santiago de Chile: Seix Barral Biblioteca Breve, 2001.
MORETTIN, Eduardo Victorio; NAPOLITANO, Marcos, Orgs. O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais. Organização de Eduardo Morettin e Marcos Napolitano. São Paulo: Intermeios: Fapesp; Porto Alegre: Famecos, 2018.
OLIVA, Jesús Martinez. Algunos apuntes sobre Cuchillo de palo de Renate Costa. In: SOBRE. n. 2, 2016, p. 47-66.
PIEDRAS, Pablo. El cine documental en primera persona. Buenos Aires: Paidós, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. A ficção documental: Marker e a ficção da memória. In: Arte e Ensaios | Revista do PPGAV/EBA/UFRJ. n. 21, dez 2010, p.179-189.
SEDGWICK, Eve K. Leitura paranoica e leitura reparadora, ou, você é tão paranoico que provavelmente pensa que este ensaio é sobre você. In: Remate de Males, Campinas, SP, v. 40, n. 1, p. 389–421, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8658630. Acesso em: 5 jul. 2023.
SELIPRANDY, Fernando. Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. 2018. 377p. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SELIPRANDY, Fernando. Perpetradores no cinema sobre as ditaduras do Cone Sul: do arquétipo ao círculo íntimo. In: Antíteses, v. 12, n. 23, 2019, janeiro-Julho, p.674-697. Universidade Estadual de Londrina. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p674.
SERVÍN, Pedro. Paraguay sigue sin hallar los desaparecidos de la dictadura. AP News, 02 fev. 2019. Disponível em: https://apnews.com/article/503043fd75214db68071356106338631, Acesso em 09 jun. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Fabio Allan Mendes Ramalho, Maria Clara Rodrigues Arbex

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.