Tradicionalismo, extrema direita global e crise democrática: uma conversa com Benjamin Teitelbaum
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28145Keywords:
Tradicionalismo, extrema direita, crise democrática, Benjamin TeitelbaumAbstract
Professor na Universidade do Colorado (EUA), o etnógrafo Benjamin Teitelbaum é hoje um dos principais intérpretes da extrema direita global. Seu mais recente livro, “Guerra pela eternidade”, aborda o até então pouco conhecido “Tradicionalismo”, doutrina religiosa e antimodernista que está na base da deriva autoritária em curso atualmente em diversos países. Nesta entrevista à Revista Eco-Pós, Teitelbaum descreve os principais traços que caracterizam essa teoria; a compara com outras ideologias regressivas, como o populismo autoritário e o fascismo; e analisa os efeitos sociais e políticos de sua adoção por parte de ideólogos e governantes em democracias como os Estados Unidos e o Brasil.
Tradução: Joana Negri
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Wilson Milani
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.