Equacionando questões de pesquisa sobre populismo, desinformação e credibilidade jornalística

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28024

Keywords:

credibilidade jornalística, populismo, polarização

Abstract

Populismo e polarização política são fenômenos que, adquirindo feições específicas na contemporaneidade, têm sido objeto de numerosos estudos. Há, no entanto, escassez de estudos que indiquem como temáticas tradicionais da pesquisa em comunicação e jornalismo podem ser exploradas a fim de abranger as especificidades de sociedades divididas e polarizadas, em particular no cenário pós-pandemia. Este texto contribui para suprir a necessidade de estudos nessa linha, ao examinar, com a metodologia de revisão sistemática, a literatura sobre comunicação política e credibilidade jornalística, a fim de atender nosso objetivo de sugerir direções para o aperfeiçoamento das pesquisas sobre essa temática. Como resultado, identificamos dois focos que agrupam os desenvolvimentos empíricos existentes, e para ambos sugerimos oportunidades de inclusão de questões de pesquisa pertinentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danilo Rothberg, Unesp (Universidade Estadual Paulista)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
CV Lattes em http://lattes.cnpq.br/1764187818137062
Livre-docente em Sociologia da Comunicação. Bacharel em Comunicação, Mestre em Comunicação e Doutor em Sociologia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (Faac) da UNESP. Coordenador (2017-2021) e vice-coordenador (2011-2017) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP. Membro titular do Conselho Editorial-Acadêmico da Editora Unesp (2017-2021). Membro titular do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Unesp. Pós-doutorado pela Open University, Reino Unido (Visiting Research Fellow, 2006-2007) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), onde foi bolsista Prodoc/CAPES (2008-2009) no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Pesquisador visitante em University of Warwick, King's College London, Open University (Reino Unido) e Université de Lorraine (França). Coordenador do projeto Pandemic Communication in Times of Populism: Building Resilient Media and Ensuring Effective Pandemic Communication in Divided Societies, apoiado pela Trans-Atlantic Platform: Recovery, Renewal and Resilience in a Post-Pandemic World e Fapesp (2022-2024). Coordenador do projeto Communication and democracy: media accountability, public service media, internet access and the right to information in Germany and Brazil, financiado pelo Programa Probral - Projetos de Cooperação em Pesquisa entre o Brasil e a Alemanha - CAPES/DAAD (2020-2023). Coordenador ou supervisor em mais de 30 bolsas e auxílios de pesquisa concedidos pela FAPESP, incluindo os projetos de pesquisa Comunicação e memória na governança da água e adaptação às mudanças climáticas, que gerou intensa interface com a sociedade por meio do recurso de popularização da ciência disponível em http://www.faac.unesp.br/altotiete (2018-2020), e Narratives of water (NoW): a cross-cultural exploration of digital hydro-citizenship in the UK and Brazil, do Programa Sprint (Sao Paulo Researchers in International Collaboration), com University of Warwick, Reino Unido (2015-2017). Coordenador do projeto de pesquisa Portais eletrônicos de governo, consultas públicas e a contribuição da informação e da comunicação para a compreensão pública de ciência e tecnologia e a expansão da cidadania, financiado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES 02/2010 (2010-2012). Vice-presidente da Socicom - Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (2020-2022). Vice-presidente (2019-2021) e integrante do Conselho Científico (2017-2019) da SBPJor - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Atua principalmente com os seguintes temas: sociologia da comunicação; teoria e ética do jornalismo; comunicação pública; comunicação e política; comunicação em saúde; popularização da ciência.

Paulo Ferracioli Silva

Pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita FIlho (Unesp). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Comunicação pela UFPR (2017). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), da UFPR e do LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na área de Comunicação Política, tendo como principais temas Jornalismo Político e Transparência. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (2013) e em Direito pelo Unicuritiba (2014).

Andresa Caroline Lopes de Oliveira

Doutoranda em Comunicação pela FAAC - Unesp Bauru. Mestra em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) Unesp-Bauru. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF). Durante a graduação, escreveu o livro-reportagem "Opostos de um semelhante: relatos de três adolescentes infratores". Em 2013, iniciou as pesquisas sobre os veículos de mídia independente, por meio do curso de especialização em ênfase na produção de análise do texto sob perspectivas linguísticas e literárias, na UNIFEV, com o estudo das convergências entre as narrativas jornalísticas e literárias na série de reportagens "Amazônia Pública", da Agência Pública de Jornalismo Investigativo. De 2012 a 1015, exerceu atividade profissional como Assessora de Imprensa em agência de Comunicação na cidade de Fernandópolis-SP. É professora do curso de Jornalismo da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) desde 2016 onde é responsável pelas disciplinas de Fotojornalismo, Laboratório de Fotojornalismo; Jornal Laboratório I e II; Comunicação Empresarial; Assessoria de Imprensa e Técnica de Produção Gráfica; Legislação Aplicada ao Jornalismo, Economia e Política da Comunicação e Pesquisa em Jornalismo; também orienta trabalhos de conclusão de curso (TCC). Possui pesquisas relacionadas a atuação dos veículos jornalísticos em suas coberturas sobre o cenário político e social brasileiro, bem como as implicações desses processos para o fortalecimento do debate público e da democracia.

References

AGGIO, Camilo De Oliveira; CASTRO, Filipe. Meu partido é o povo”: Uma proposta teórico-metodológica para o estudo do populismo como fórmula de comunicação política seguida de estudo de caso do perfil de Jair Bolsonaro no Twitter. Comunicação & Sociedade, v. 42, n. 2, p. 429–465, 2020.

BAPTISTA, Érica Anita; HAUBER, Gabriela; ORLANDINI, Maiara. Despolitização e populismo. Media & Jornalismo, v. 22, n. 40, p. 105–119, 2022.

BARR, Robert. The Resurgence of Populism in Latin America. Boulder: Lynne Rienner Publishers, 2017.

BENKLER, Yochai; TILTON, Casey; ETLING, Bruce; ROBERTS, Hal; CLARK, Justin; FARIS, Robert; KAISER, Jonas; SCHMITT, Carolyn. Mail-in voter fraud: anatomy of a disinformation campaign. Berkman Center Research Publication, n. 6, 2020.

BROWN, Katy; MONDON, Aurelien. Populism, the media, and the mainstreaming of the far right: The Guardian ’s coverage of populism as a case study. Politics, v. 41, n. 3, p. 279–295, 2021.

CHAGAS, L. J. V; CRUZ, M. C. Jornalismo declaratório na cobertura eleitoral e a dependência das fontes oficiais. Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo, v. 11, n. 2, p. 108-123, 2022.

CURRY, Alexander; STROUD, Natalie. The effects of journalistic transparency on credibility assessments and engagement intentions. Journalism, vol. 22, n. 4, 2021.

DALY, Tom. Populism, Public Law, and Democratic Decay in Brazil: Understanding the Rise of Jair Bolsonaro. SSRN Electronic Journal, 2019.

DE LA TORRE, Carlos. El populismo latinoamericano: entre la democratización y el autoritarismo. Nueva Sociedad, v. 247, p. 120–137, 2013.

DEAN, Jonathan; MAIGUASHCA, Bice. Did somebody say populism? Towards a renewal and reorientation of populism studies. Journal of Political Ideologies, v. 25, n. 1, p. 11–27, 2020.

DUNCAN, Megan. The effectiveness of credibility indicator interventions in a partisan context. Newspaper Research Journal, vol. 40, n. 4, p 487–503, 2019.

FONTES, Giulia Sbaraini; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Defending democracy or amplifying populism? Journalistic coverage, Twitter, and users’ engagement in Bolsonaro’s Brazil. Journalism, 2022.

GAZIANO, Cecilie; MCGRATH, Kristin. Measuring the Concept of Credibility. Journalism Quarterly, v. 63, n. 3, p. 451–462, 1986.

GEHRKE, Marília; TRÄSEL, Marcelo; RAMOS, Álvaro; OZORIO, Júlia. All the President’s Lies: How Brazilian News Media Addressed False and Inaccurate Claims in Their Titles. Journalism Practice, p. 1–18, 2023.

GREENWALD, Glenn. Como Eduardo confirmou à Fox News e depois mentiu sobre o resultado positivo do teste de coronavírus de seu pai. The Intercept Brasil. 16 mar. 2020. Disponível em: https://theintercept.com/2020/03/16/como-eduardo-confirmou-e-depois-mentiu-sobre-o-resultado-positivo-do-teste-de-coronavirus-de-seu-pai/. Acesso em: 2 mar. 2023.

GUERRA, Josenildo. Sistema de Gestão de Qualidade aplicado ao Jornalismo: possibilidades e diretrizes. E-Compós, v. 13, n. 3, p. 1-16, 2010.

GUERRA, Josenildo. Transparência editorial: a credibilidade jornalística à luz dos sistemas de gestão da qualidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 11, n. 20, 2014.

HALLIN, Daniel; BRIGGS, Charles. Transcending the medical/media opposition in research on news coverage of health and medicine. Media, Culture & Society, v. 37, n. 1, p. 85–100, 2015.

HART, Sol; CHINN, Sedona; SOROKA, Stuart. Politicization and Polarization in COVID-19 News Coverage. Science Communication, v. 42, n. 5, p. 679–697, 2020.

HATAKKA, Niko; HERKMAN, Juha. Hegemonic meanings of populism: Populism as a signifier in legacy dailies of six countries 2000–2018. Media, Culture & Society, 2022.

HENKE, Jakob; HOLTRUP, Stefanie; MÖHRING, Wiebke. The more, the better? Effects of transparency tools and moderators on the perceived credibility of news articles. Journalism, 2021.

HILGARD, Joseph; JAMIESON, Kathleen Hall. Does a Scientific Breakthrough Increase Confidence in Science? News of a Zika Vaccine and Trust in Science. Science Communication, v. 39, n. 4, p. 548–560, 2017.

HOFFMANN, Fabio. A extrema direita no poder: Bolsonaro e o bolsonarismo. Orbis Latina, v. 12, n. 1, 2022.

IRVINE, Chris. Brazil President Bolsonaro’s son claims father tested negative for coronavirus despite earlier reports. Fox News, 13 mar. 2020. Disponível em: https://www.foxnews.com/world/brazil-bolsonaro-coronavirus-test-negative-eduardo. Acesso em 2 mar. 2023.

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo – o que os jornalistas devem saber e o público deve exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2004.

LACLAU, Ernesto. A Razão populista. Rio de Janeiro: Eduerj, 2013.

MASULLO, Gina; CURRY, Alexander; WHIPPLE, Kelsey; MURRAY, Caroline. The Story Behind the Story: Examining Transparency About the Journalistic Process and News Outlet Credibility. Journalism Practice, p. 1–19, 2021.

MEYER, Philip. Defining and Measuring Credibility of Newspapers: Developing an Index. Journalism Quarterly, v. 65, n. 3, p. 567–574, 1988.

MUDDE, Cas. The Populist Zeitgeist. Government and Opposition, v. 39, n. 4, p. 541–563, 2004.

NORRIS, Pippa; INGLEHART, Ronald. Cultural backlash: Trump, Brexit, and authoritarian populism. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; ROBERTSON, Craig; EDDY, Kirsten; NIELSEN, Rasmus. Digital News Report. Londres: Reuters Institute, 2022.

ONOFRE, Renato. Após negativa de PR e PRP, Bolsonaro diz que o “seu partido é o povo”. O Estado de S. Paulo, 2018. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,apos-negativa-de-pr-e-prp-bolsonaro-diz-que-o-seu-partido-e-o-povo,70002407406.

OVERGAARD, Christian Staal Bruun. Mitigating the consequences of negative news: How constructive journalism enhances self-efficacy and news credibility. Journalism, 2021.

PENTEADO, Claudio Luis de Camargo; GOYA, Denise Hideko; DOS SANTOS, Patrícia Dias; JARDIM, Luiza. Populismo, desinformação e Covid-19. Media & Jornalismo, v. 22, n. 40, p. 239–260, 2022.

STECULA, Dominik; PICKUP, Mark. How populism and conservative media fuel conspiracy beliefs about COVID-19 and what it means for COVID-19 behaviors. Research & Politics, v. 8, n. 1, 2021.

STRÖMBÄCK, Jesper, WIKFORSS, Asa, GLÜER, Kathrin, LINDHOLM, Torun, OSCARSSON, Henrik. (Eds.) Knowledge resistance in high-choice information environments. Oxford: Oxford University Press, 2022.

TANDOC, Edson; LIM, Zheng; LING, Richard. Defining “fake news”. A typology of scholarly definitions. Digital Journalism, v. 6, n. 2, p. 137–153, 2018.

TRUST PROJECT. About us. Disponível em: https://thetrustproject.org/about/. Acesso em: 5 ago. 2022.

VAZQUEZ, Daniel Arias; SCHLEGEL, Rogerio. Covid-19, Fundeb e o populismo do governo Bolsonaro nas relações federativas. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 38, 2022.

VIEIRA, Lívia; AQUINO, Sibele. Audience perceptions of news media on the Covid-19 pandemic. Brazilian Journalism Research, v. 18, n. 1, p. 36–63, 2022.

WEYLAND, Kurt. Clarifying a Contested Concept: Populism in the Study of Latin American Politics. Comparative Politics, v. 34, n. 1, p. 1, 2001.

Published

2023-06-30

How to Cite

Rothberg, D., Ferracioli Silva, P., & Caroline Lopes de Oliveira, A. (2023). Equacionando questões de pesquisa sobre populismo, desinformação e credibilidade jornalística. Revista Eco-Pós, 26(01), 56–78. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28024