Marighella e circuitos comunicacionais
narrativas transbordantes
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27889Keywords:
Cinema, Marighella, Communication circuits, Sharing the sensitiveAbstract
The study, assuming communication as a way of sharing the sensitive (RANCIÈRE, 2009) between individuals and sectors of society, deals with Marighella (Wagner Moura; Brazil, 2021) taken as a communicational phenomenon, observing how the film’s narratives overflow from the cinema screen for journalistic articles and posts on social networks. The analysis focuses on the aesthetic and communicational strategies that in the film (and beyond) function as mobilizers of social interactions (BRAGA, 2017). It can be observed that the cinematographic product configures a communicational flow that begins before the film is made and continues after its release. Marighella, specifically, multiplies itself in the diversity of contemporary media devices, thus becoming part of opposing discourses, target of criticism and symbol of resistance.
Downloads
References
Após polêmica, MTST faz almoço com camarões para centenas de moradores de ocupação na Zona Leste de SP. G1. 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/11/21/apos-polemica-mtst-faz-almoco-com-camaroes-para-centenas-de-moradores-de-ocupacao-na-zona-leste-de-sp.ghtml>. Acesso em 10 jun. 2022.
Bolsonaro veio do esgoto da história, diz Wagner Moura, que agora lança 'Marighella'. Folha de S. Paulo. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/10/bolsonaro-veio-do-esgoto-da-historia-diz-wagner-moura-que-agora-lanca-marighella.shtml>. Acesso em: 11 jun. 2022.
BRAGA, José Luiz. “Constituição do campo da comunicação”. In: Verso e reverso, v. 25, n. 58, p. 62-77, 2011.
BRAGA, José Luiz. Parte I – “Matrizes interacionais”. In: BRAGA, J. L. et al. Matrizes interacionais: a comunicação constrói a sociedade. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2017.
Entrevista – Wagner Moura: “‘Marighella’ é uma missão na minha vida”. SCREAM & YELL. 2021. Disponível em: <http://screamyell.com.br/site/2021/11/04/entrevista-wagner-moura-marighella-e-uma-missao-na-minha-vida/>Acesso em: 10 jun. 2022.
FONTANILLE, Jacques. “Quando a vida ganha forma”. In: NASCIMENTO, E. M.; ABRIATA, V. L. R. (Orgs.). Formas de vida: rotina e acontecimento. Ribeirão Preto: Editora Coruja, 2014, p. 55- 85.
GRAÇA, André Rui; BAGGIO, Eduardo Tulio; PENAFRIA, Manuela. “Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema”. In: Revista Científica/FAP, Curitiba, v.12, 19-32, 2015.
MAGALHÃES, Mário. Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2012.
"Marighella" estreia na Berlinale com protestos. DW. 2019. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/marighella-estreia-na-berlinale-com-protestos/a-47544716>. Acesso em: 11 jun. 2022.
Mourão diz que critica de Eduardo Bolsonaro a china não representa posição do governo. Folha de S. Paulo. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/03/mourao-diz-que-critica-de-eduardo-bolsonaro-a-china-nao-representa-posicao-do-governo.shtml>. Acesso em: 11 jun. 2022.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Comunicação e produção semiótica do sentido. VIII Encontro da Compós. Belo Horizonte, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
Wagner Moura assina a direção de 'Marighella', já em cartaz nos cinemas. Hoje em Dia. 2021. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/entretenimento/wagner-moura-assina-a-direc-o-de-marighella-ja-em-cartaz-nos-cinemas-1.861879>. Acesso em: 10 jun. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Sandra Fischer, Aline Vaz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.