Elegias Cariocas

Autores

  • Joana Traub Csekö

Resumo

Quais são as cidades que habitam a memória dos cariocas? Quantos são os lugares dos quais lembramos, mas que não existem mais? O sapateiro, o quintal, os bondes, a mercearia, o açougue, o armarinho, aquela rua... O que havia antes do novo prédio que subiu, de um estacionamento ou da recém aberta farmácia? A seleção das Passagens aqui apresentada é perpassada pela temática do urbano e da memória, tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro e, especialmente, a parte central da cidade.

O conjunto de imagens reunido sob o título de Elegias Cariocas nos convida a um mergulho poético nas tantas camadas dessa megalópole brasileira para pensá-la em sua viva complexidade.

Reunindo fotos realizadas por mim de sobrados do Centro e imagens antigas que remetem a estas casas, proponho a primeira imersão em outros estratos do Rio. As escadas de sobrados trazem situações icônicas de passagem. A subida íngreme e dúbia que indicam – devemos arriscar entrar, ou não? – tem algo de íntimo com o Rio. Há muitas escadas assim no Centro, que aos poucos vão sumindo com a gentrificação da malha urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Traub Csekö

É artista visual, graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da UFRJ, mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e doutoranda em Processos Artísticos pelo Instituto de Artes da UERJ.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

Csekö, J. T. (2019). Elegias Cariocas. Revista Eco-Pós, 22(3). Recuperado de https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27419