A fábula da câmera invisível na escola e o regime contemporâneo de imagens

Autores

  • Cláudia Linhares Sanz Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.2286

Resumo

Resumo

Um menino de nove anos rouba a carteira de um colega dentro de sala e sua professora, como solução ao problema de indisciplina, inventa uma câmera invisível. Como base nesse evento, o artigo discute de que modo o atual regime das imagens participa, de modo importante, da crise de instituições disciplinares como a escola, relacionando mecânicas de confinamento -- que tradicionalmente caracterizavam tal instituição -- às dinâmicas fluidas, efetivadas nos territórios fora dos muros escolares. A “fábula da câmera-invisível” -- sustentada nessa escola pela justificativa de uma espécie de estado de exceção produzido por um pequeno furto -- abre, dentro da perspectiva apresentada, reflexões e questionamentos não apenas acerca dos diagramas atuais da vigilância (dentro da escola), mas de que modo tais modulações deslocam e transformam aquilo que foi possível pensar como regime moderno de visibilidade.

Palavras- chave: escola- vigilância distribuída -visibilidade

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Biografia do Autor

Cláudia Linhares Sanz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa no Instituto Max Plank de História da Ciência em Berlim; Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense; Pós-Graduada em Fotografia pela Universidade Cândido Mendes; jornalista graduada pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área da imagem e educação, com ênfase em fotografia, subjetividade e tecnologia, pesquisando e lecionando principalmente os seguintes temas: teoria e história da imagem; leitura e produção da imagem; educação e práticas midiáticas; estética e linguagem fotográfica moderna e contemporânea. Atualmente é professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB). Coordena o Laboratório Audiovisual da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do

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Publicado

27-10-2015

Como Citar

Sanz, C. L. (2015). A fábula da câmera invisível na escola e o regime contemporâneo de imagens. Revista Eco-Pós, 18(2), 119–133. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.2286