O Lago e o Cisne: Uma Análise de Cisne Negro em Cotejo com o Balé O Lago dos Cisnes

Autores

  • Mariana de Souza Coutinho UFF (SeDi/CNPq)
  • Renata Ciampone Mancini UFF (SeDi/CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.1962

Resumo

Este artigo desenvolve uma análise comparativa entre o balé “O Lago dos Cisnes” (1877), de Piotr Ilitch Tchaikovsky, e o filme “Cisne Negro”(2010), dirigido pelo norte-americano Darren Aronofsky. Por meio da semiótica francesa, mergulhamos na narrativa do filme e procuramos entender como se dá a construção de sentidos e quais são as estratégicas depreendidas pelo diretor para estabelecer uma relação de intertextualidade ou mesmo uma tradução intersemiótica de “O Lago dos Cisnes”. Investigamos os elementos de conteúdo e expressão para compreender de que forma se dá a complexificação narrativa do filme em relação ao balé; e como a relação semissimbólica, orientada pela oposição cromática, confere certa identidade às obras.

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Biografia do Autor

Mariana de Souza Coutinho, UFF (SeDi/CNPq)

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFF. Mestre em Estudos de Linguagem pela mesma universidade. Doutoranda em Estudos de Linguagem também pela UFF.

Renata Ciampone Mancini, UFF (SeDi/CNPq)

Possui doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É professora da Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas de Linguística e desenvolve pesquisa na área de Traduções Intersemióticas, abordando os diálogos entre linguagens na Literatura, Cinema, HQs e Videogames. 

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Publicado

16-09-2016

Como Citar

Coutinho, M. de S., & Mancini, R. C. (2016). O Lago e o Cisne: Uma Análise de Cisne Negro em Cotejo com o Balé O Lago dos Cisnes. Revista Eco-Pós, 19(2), 202–218. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.1962

Edição

Seção

Perspectivas