A alimentação solene e parcimoniosa: práticas gastronômicas como fonte de distinção das elites brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1767Abstract
Este artigo trata dos processos de distinção ligados à alimentação por meio da análise das práticas e representações de frações das elites brasileiras concernentes ao universo da gastronomia. Com base em trinta entrevistas semidiretivas com representantes das classes altas de São Paulo, manuais de savoir-vivre recentemente publicados no Brasil e críticas de gastronomia publicadas na imprensa paulista entre 2005 e 2009, nós nos empenhamos em descrever, num primeiro momento, certas normas que se impõem atualmente como legítimas em matéria de alimentação e de maneiras à mesa. Num segundo momento, nós nos centramos na maneira pela qual grupos abastados paulistas reagem a esses apelos de estetização da cozinha, e nas representações que seus membros con- stroem de si mesmos e dos outros a partir de suas atitudes alimentares declaradas, as quais também contribuem para formar a “realidade” dessas elites.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.