Videomonitoramento e seus efeitos na cidade: cartografia de redes sociotécnicas em diferentes espaços urbanos
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.14475Abstract
A partir do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e dos fundamentos da Teoria Ator-Rede (TAR), o presente artigo busca abordar a associação entre videomonitoramento, produção de segurança e políticas públicas, mediante a descrição de práticas contemporâneas de vigilância articuladas aos processos de construção de redes sociotécnicas. Parte-se das publicações de estudos sobre videovigilância realizados no Rio de Janeiro, Chapecó e Bruxelas, com o objetivo de apresentar e discutir algumas experiências da instalação de câmeras de videomonitoramento, com foco em temas controversos. A cartografia das controvérsias realizada permite identificar as singularidades bem como os aspectos comuns entre as experiências nos diferentes espaços urbanos abrangidos, as quais possibilitam levantar questões que contribuem para a discussão sobre o videomonitoramento e políticas públicas contemporâneas de segurança, assim como seus efeitos de subjetividade e sociabilidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.