Os contos de horror do final do século XIX e suas contribuições para as narrativas dos crimes contemporâneos.
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1340Abstract
Este artigo tem o objetivo de analisar como as formas de narrativas dos romances de horror e crime no passado, especialmente do século XIX, podem ter organizado os sentidos das narrativas midiáticas sobre violência nos dias de hoje. O tempo escolhido como recorte para este estudo abarca um momento chave do discurso da psiquiatria, quando se constroem discursos especializados sobre monstruosidade e anormalidade, e que se tornam importantes para a compreensão das narrativas criminais contemporâneas. Entende-se que o passado contribui para as formações dos sentidos da cultura no presente e que apenas buscando apreender como, genealogicamente, as narrativas se constituíram, podemos compreender as formas de organização da sociedade atual. A mídia produz discursos que se estruturam como enredos de romances policiais e este formato romântico de noticiar os fatos reforça a criminalização dos sujeitos e não permite outras formas de compreensão das realidades para alem da crença na monstruosidade do culpado, na solidariedade para com a vitima e na exaltação do herói.Downloads
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