Amazônia e o discurso da modernidade e urbanidade em audiovisuais de ficção do estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1324Abstract
O artigo busca identificar conformações de discursos relacionados à modernidade e urbanidade na região amazônica a partir de sua apropriação em curtas-metragens do estado do Pará, exibidos em mostras e festivais de audiovisual do estado nos anos de 2010 e 2011. São utilizados o conceito de discursos (Brandão, 2004) e discussões sobre as identidades amazônicas em audiovisuais midiáticos (Lins, 2007; Oliveira, 2009; Soranz, 2007, 2010; Dutra, 2001, 2010). Este artigo faz parte do projeto de pesquisa Análise de Conteúdos Audiovisuais Midiáticos na Amazônia, vinculado à Faculdade de Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará.Downloads
References
ARAGON, L. E. Há futuro para o desenvolvimento sustentável na Amazônia? Belém: NAEA, 2002.
BAHBBHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paolo: Hucitec, 2006.
BUENO, M. F. “Natureza como representação da Amazônia”. Espaço e Cultura, UERJ, RJ, nº 23, p. 77-86, Jun/Jul de 2008.
BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. São Paulo: Unicamp, 2004.
CASTRO, C. E. . “Cartografia audiovisual brasileira - um estudo quali-quantitativo de TV e Cinema em 2005”. Revista PJ:Br (São Paulo), v. n 08, p. 8, 2007. Disponível em <http://repositorio.ucb.br/jspui/handle/123456789/96>. Acesso em 28 de junho de 2012.
COSTA, Selda Vale da. “O Cinema na Amazônia & A Amazônia no Cinema”. In: Revista de Economia Política de Las Tecnologias de la información y Comunicación. Dossiê Especial Cultura e Pensamento, Vol II- Dinâmicas Culturais, DEC.2006.
DUTRA, M. J. S. “A Amazônia na TV: produção de sentido e o discurso da ecologia”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 24, Campo Grande, 2001. Anais... São Paulo: Intercom, 2001. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP9DUTRA.PDF>. Acesso em: 26 de março de 2012
________. Região e regionalismo. Belém: NAEA/UFPA, 1999.
________. “Redes Nacionais de TV e Recepção Local: Cruzando Falares, Dissonâncias”. In: CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE - INTERCOM NORTE, 9, Rio Branco, 2010. Anais... São Paulo: Intercom, 2010. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2010/resumos/R22-0249-1.pdf> Acesso em: 03 de abril de 2012.
FAUSTO NETO, Antônio. A deflagração do sentido: estratégias de produção e da captura da recepção. In WILTON, Mauro. (org). Sujeito, o lado oculto da recepção. São Paulo: Brasiliente, 1995.
FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidcionário da língua portuguesa. 4ª ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
IBGE. Censo 2010. disponível em <http://www.censo2010.ibge.gov.br/>
LINS, A. S. A. de A.. “Cinema e Amazônia: uma abordagem sócio histórica.” In: CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE- NTERCOM NORTE, 6, Belém, 2007. Anais... São Paulo: Intercom, 2007. p. 1-15. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2007/resumos/R0188-1.pdf>. Acesso em: 03 de abril de 2012
LUSVARGHI, L. A desconstrução do Nordeste: Cinema Regional e Pós-Modernidade no Cinema Nacional. Ícone (Recife), v. 10, p. 20-38, 2008.
MCARTHUR, J.A. “Digital subculture: a geek meaning of style.” Journal of Communication Inquiry, v 33, n 1, jan de 2009, p 58-70.
OLIVERIA, R. de. “Antropologia, cinema e cidade: representações de Belém do Pará em Dias”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO -- INTERCOM, 32, Curitiba, 2009. Anais... São Paulo: Intercom, 2009. p. 1-11. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0125-1.pdf>. Acesso em: 24 de março de 2012.
PETIT, Pere. “Filmes, Cinemas e Documentários no fim da Belle Époque no Pará (1911-1914)”. In: Simpósio Nacional de História -- ANPUH, 26, 2011, São Paulo. Anais...São Paulo: ANPUH, 2011. p. 01-08. Disponível em <http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300848024_ARQUIVO_PEREPETIT-Filmes,CinemaseDocumentaisnofimdaBelleEpoquenoPara(1911-1914).pdf> Acesso em 07 de outubro de 2013.
PINHO, Uriel Nascimento Santos, LIMA, Regina Lucia Alves de. “Pesquisa em Audiovisual na Amazônia: primeiras anotações”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO -- INTERCOM, 35, Fortaleza, 2012. Anais... São Paulo: Intercom, 2012. p. 1-15. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-1417-1.pdf>. Acesso em: 07 de outubro de 2013.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Lisboa: Editorial Presença, 1994.
ROSSINI, M. de S. “Traduções audiovisuais: múltiplos contatos entre cinema e TV”. In: SILVA, A. R. da, ROSSINI, M. de S. (orgs.) Do audiovisual às audiovisualidades: convergência e dispersão nas mídias. Porto Alegre: Asterisco, 2009.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Lisboa: Dom Quixote, 1971.
SORANZ, G.. “Documentos da Amazônia”: Cinema documentário na TV Educativa do Amazonas. In: PAIVA, Samuel; CÁNEPA, Laura; SOUZA, Gustavo. (Org.). XI Estudos de Cinema e Audiovisual SOCINE. 1 ed. : , 2010, v. 11, p. 105-119
_____________. Imagens da Amazônia. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 01, p. 1-10, 2007
STEINBRENNER, R. A. “Centralidade ambiental x invisibilidade urbana (ou os novos “fantasmas” da Amazônia)”. p. 19-40. In: ARAAGÓN, L. E. OLIVEIRA, J. A. de. Amazônia no cenário sul americano. Manaus: Editora da UFAM, 2009.
TOMAIM, C. S. ; ARAÚJO, C ; MOURA, I. M. de. A recente produção de documentários no Sul do Brasil (1995-2008): mapeamento, memória e identidade. Razón y Palabra, v. 76, p. 1-17, 2011.
A MALA. Direção de Fabiane Bergh, Francisco Leão e João Augusto Rodrigues. PA: 2010, 02 min, fic., son., color. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vxpZANHoQ7c>. (Data de acesso: 06 de outubro de 2012)
CHEGA-TE A MIM. Direção Coletiva. PA: 2010, 08 min, fic., son., color. Disponível em <http://www.4shared.com/video/aEhpWRTR/chega-te_a_mim.html>. (Data de acesso: 14 de outubro de 2012)
DE ASSALTO. Direção de Ronaldo Rosa. PA: 2010, 14 min, fic., son., color. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lQiXYxQJQeo> (Data de acesso: 05 de outubro de 2012)
DEZEMBRO. Direcao de Fernando Segtowick. PA: 2003, 10 min, fic., son., color. Diponivel em <http://www.youtube.com/watch?v=bdVFy0FQxm4 > (Data de acesso: 07 de outubro de 2013)
DIAS. Direcao de Fernando Segtowick. PA: 2000, 10 min, fic., son., color. Disponivel em <http://www.youtube.com/watch?v=DAMZh4rlNqQ > (Data de acesso: 07 de outubro de 2013)
KRONOS. Direção de Rodolfo Mendonça. PA: 2011, 02 min, fic., son., color. Disponível em <http://vimeo.com/34592921>. (Data de acesso: 04 de outubro de 2012)
QUANDO A CHUVA CHEGAR. Direção Jorane Castro. PA: 2009, 15 min, fic., son., color. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6s73ge3kBMA> (Data de acesso: 14 de outubro de 2012)
SOU TEU MANINHO! Um grito marajoara. Direção de Daniel Correa. PA: 2009, 25 min, fic., son., color. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lSKfVe52NB0> (Data de acesso: 07 de outubro de 2013).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.