O documento como questão na fotografias de paisagem de Pedro David e Felix Thiollier

Authors

  • Fernando Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Comunicação Social
  • Aline Martins Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Amanda Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1305

Abstract

O presente trabalho discute o documento na fotografia de paisagem no contexto da arte contemporânea. Com base na perspectiva anacrônica proposta por Didi-Huberman e Daniel Arrasse, analisaremos imagens do artista visual e fotógrafo mineiro Pedro David na série Paisagens Submersas e as paisagens do século XIX do francês Félix Thiollier. O texto procurará evidenciar os aspectos de construção dessas fotografias, mostrando como mesmo em épocas distintas ambos discutem questões clássicas da paisagem na história da arte e parecem assumir atitudes semelhantes com respeito à imagem: o documento não apenas como registro, mas também como artefato que problematiza as dicotomias natureza-cultura e natural-construído. PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; Arte contemporânea; Paisagem; Anacronismo; Documento.

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Author Biographies

Fernando Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Comunicação Social

Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRJ (1996 e 2003). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado em Sociologia do Cotidiano na Universidade Paris V- Sorbonne (2008) com apoio da Capes. Em 2002 foi pesquisador visitante na Tisch School of the Arts (New York University) com apoio do CNPq. Atualmente é professor associado e diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e pesquisador do CNPq. É artista visual, fotógrafo e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas. Suas pesquisas têm como temas principais arte, tecnologia, fotografia, sociabilidade e produção subjetiva.

Aline Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista PIBIC-CNPq

Amanda Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista PIBIC - Faperj/Uerj

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Published

2014-11-04

How to Cite

Gonçalves, F., Martins, A., & Mendes, A. (2014). O documento como questão na fotografias de paisagem de Pedro David e Felix Thiollier. Revista Eco-Pós, 17(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1305