Gibson e seu work in progress ecológico: esboço para uma nova abordagem da comunicação visual?
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1297Abstract
Amplamente difundida entre pesquisadores das Artes, Design ou da Psicologia, a doutrina criada por James J. Gibson para a compreensão das imagens é praticamente ignorada pelos comunicólogos brasileiros. Este trabalho investiga, exatamente, a possível contribuição da obra gibsoniana para o estudo das comunicações visuais. Inicialmente, são expostas as bases da Ecologia Perceptiva para, logo depois, se introduzirem as últimas formulações elaboradas por Gibson sobre a visualidade, associada, concepções derradeiras, a termos como “armazenamento”, “registro”, “comunicação” e “convenção”.Downloads
References
ARNHEIM, Rudolf . Some Comments on J. J. Gibson's Approach to Picture Perception. Leonardo Journal, Vol 6: 12, No. 2, p. 121-122, 1979.
COPPIN, Peter . Reconciling competing accounts of picture perception from art theory and perceptual psychology via the dual route hypothesis. European Perspectives on Cognitive Science, 2011. Acesso em 13 de setembro de 2011. Disponível em: http://nbu.bg/cogs/eurocogsci2011/proceedings/pdfs/EuroCogSci-paper200.pdf
COUZIN, Dennis. On Gibson's and Goodman's Accounts of Depiction. Leonardo Journal, Vol. 6, No. 3, p. 233-235, 1973.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1973].
Felinto, Erick ; PEREIRA, Vinicius Andrade . A Vida dos Objetos: um Diálogo com o Pensamento da Materialidade da Comunicação. Contemporânea (Rio de Janeiro), Salvador, v. 3, n.1, p. 75-94, 2005.
GIBSON, James J. The information available in pictures. Leonardo Journal, Vol. 4, No. 1, p. 27-35, 1971.
. On the concept of “formless invariants” in visual perception. Leonardo Journal, Vol. 6, No. 1, p.43-45, 1973.
The ecological approach to the visual perception of pictures. Leonardo Journal, Vol. 11, No. 3, p.227-35, 1978.
The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1986 [1979].
. Foreword. A prefatory essay on the perception of surfaces versus the perception or markings on a surface. In: The Perception of Pictures, vol. 1, ed. M. A. Hagen. New York: Academic Press, 1980.
GOODMAN, Nelson. On J. J. Gibson's New Perspective. Leonardo Journal, Vol. 4, No. 4, p. 359-360, 1971.
HAGEN, M.A. Picture Perception: Toward a Theoretical Model. Psychological Bulletin, Vol. 81, No. 8, p. 471-497, 1974.
HAMLYN, D. W. The Senses Considered as Perceptual Systems by James J. Gibson (Review). The Philosophical Review, Vol. 77, No. 3, pp. 361-364, 1968.
Kennedy J. M. Is gradual recognition of pictures by Ethiopian subjects a differentiation process or a pattern construction process? Perception, 3, p.29--31, 1974.
LEMOS, André. VOCÊ ESTÁ AQUI! Mídia locativa e teorias “Materialidades da Comunicação” e “AtorRede”. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho “Comunicação e Sociabilidade”, do XIX Encontro da Compós, na UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, em junho de 2010. Acessado em 03 de janeiro de 2013. Disponível em: http://compos.com.puc-rio.br/media/gt4_andre_lemos.pdf
LOMBARDO, T. J. The reciprocity of perceiver and environment. The evolution of James J. Gibson's ecological psychology. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1987.
MACE, Willian . James J. Gibson Strategy for Perceiving: Ask Not What's Inside Your Head, but What Your Head's Inside of. In: Shaw e Bransford. Perceiving, Acting and Knowing: Toward an Ecological Psychology. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1977.
Norman, Donald. Affordance, conventions, and design. Interactions 6(3), p. 38-43, 1999.
RODRIGUES, Hildebrando M.; ALBERTO, Luís F. C. e BRETAS, Newton G. Um Princípio de Invariância Uniforme: robustez com relação à variação de parâmetros Sba. Controle & Automação [online], Vol.13, n.1, 39-55, 2002.
ROGERS, S. & COSTALL, A. On the horizon: Picture perception and Gibson's concept of information. Leonardo Journal, Vol. 16, No. 3, p.180-182, 1983.
SANTAELLA, Lucia . Matrizes da linguagem e do pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.
. Percepção. Fenomenologia, ecologia, semiótica. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfred. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2005 [1997].
SANTOS, Marcelo. A linguagem gráfica de quem não vê. Tese defendida no programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. São Paulo, 2012.
SONESSON, G¶ran . Pictorial Concepts: Inquiries Into the Semiotic Heritage and Its Relevance to the Interpretatio of the Visual World. Lund: University Press, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.