A invenção do olhar moderno na Era Vargas

Authors

  • Mauricio Lissovsky
  • Beatriz Jaguaribe

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i2.1084

Abstract

As novas tecnologias audiovisuais não constituem apenas uma diferença técnica e material face aos meios de representação da cultura letrada e oral. Estas tecnologias surgem no bojo de um intrincado processo de modernização social que tanto minou hierarquias sociais, quanto fomentou uma acirrada disputa por uma nova dimensão do espaço público. Os meios de comunicação constituíram nas sociedades contemporâneas novas arenas públicas para multidões de espectadores-cidadãos. Se, conforme Benedict Anderson, os sentimentos de nacionalidade no século XIX prosperaram graças à difusão da imprensa, pautando o cotidiano de uma “comunidade imaginada” (Anderson, 1991), ao longo do século XX, a cultura da imagem, notadamente a televisão, vai ter um papel decisivo na determinação da época e do lugar dos nossos pertencimentos coletivos.

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Published

2009-02-21

How to Cite

Lissovsky, M., & Jaguaribe, B. (2009). A invenção do olhar moderno na Era Vargas. Revista Eco-Pós, 9(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i2.1084