A publicidade sedutora de perfume como materialização da fantasia do histérico. Análise de anúncios gráficos onde o corpo feminino apresenta-se como extra-sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.10687

Resumo

No presente estudo procuramos fazer uma reflexão, à luz das contribuições da psicanálise e da semiótica narrativa, sobre a imagem da mulher e como esta se inscreve na publicidade sedutora de perfume. Foram de fundamental importância os estudos de Nasio (1991) sobre a histeria e o método de análise proposto por Requena (1996). A partir da análise de alguns anúncios gráficos sedutores de perfume que selecionamos podemos observar que o objeto publicitado (imagem do frasco de perfume) aparece sempre associado ou acoplado à figura de uma mulher magnífica, descomunal, uma imagem de mulher poderosa e avassaladora que representa e se apresenta para o espectador como a fantasia -visão ou pesadelo- do histérico. Vimos emergir uma mulher-falo, esplendorosa em sua onipotência, mas potencialmente ameaçadora. O corpo feminino aparece muito erotizado e exibe signos gestuais de excitação sexual permanente, simulando um gozo infinito, isto é, un gozo impossível de realizar-se.

Palavras chave: publicidade sedutora, histeria, fantasia, imagem feminina, mãe-falo.

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Biografia do Autor

Vanessa Brasil Campos Rodríguez, UNIFACS - Universidade Salvador

Vanessa Brasil Campos Rodríguez é professora universitária, pesquisadora e escritora. Doutora em “Ciencias de la Información” (Comunicação Social)  pela Universidad del Pais Vasco, Espanha (1996). É graduada em “Publicidade e Propaganda” pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em “Jornalismo”, também pela PUC-MG. Leciona Comunicação das Organizações do PPGA (Programa de Pós-graduação em ADM)da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia)  “Programa de Pós-graduação em Administração”, do qual é professora permanente. Professora do Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas da Unifacs. Também leciona a disciplina Semiótica nos Cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e CMKT da UNIFACS (Universidade Salvador - Bahia). Líder e pesquisadora do NAVE (Núcleo de Estudos Avançados em Comunicação Empresarial) da Unifacs. Membro do conselho editorial da revista "Pensar la Publicidad", da Universidad Complutense de Madrid e da Universidad de Valladolid. Sócia fundadora e membro permanente da Revista “Trama y Fondo”, da Universidade Complutense de Madrid. Possui artigos e ensaios publicados em português e espanhol em revistas nacionais e internacionais. Autora do premiado livro “Além do Espelho. Análise de imagens de arte, cinema e publicidade. 2ª. edição revista e ampliada”, editado pela “Editora Appris” em 2014. Avaliadora do Enanpad 2016 e de várias revistas científicas. Prêmio melhor pesquisadora em Comunicação dentre os professores da área na Unifacs, da qual é professora há 20 anos. Próximo livro no prelo: Um olhar que atravessa. Análise de Filmes e obras estéticas. Editora Appris, Curitiba. (Lançamento previsto para agosto de 2017)

 http://lattes.cnpq.br/0576335508401522

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Publicado

20-09-2018

Como Citar

Rodríguez, V. B. C. (2018). A publicidade sedutora de perfume como materialização da fantasia do histérico. Análise de anúncios gráficos onde o corpo feminino apresenta-se como extra-sexual. Revista Eco-Pós, 21(2), 393–419. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.10687

Edição

Seção

Perspectivas