Reticulações: ação-rede em Latour e Simondon
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.10406Abstract
Este texto argumenta que a ideia simondoniana de “reticulação” permite um enriquecimento importante da concepção latouriana de “ação-rede”. Este enriquecimento consiste, principalmente, na explicitação de uma dimensão fundamental da ação-rede, que é muito frequentemente ignorada, em grande parte devido à ênfase de Latour no achatamento do social e na simetrização a priori de todas as agências. Trata-se da sua dimensão operatória e de seu sentido humano, i.e., no fato de que o ator-rede não é uma entidade ou estrutura, mas um movimento criativo, uma operação genética. Simondon consegue fazer essa explicitação de duas formas. Uma delas é esclarecendo que a verdadeira relação não é aquela entre entidades já individuadas (como numa rede social convencional), mas sim entre duas dimensões de um ser (o interior e o exterior de um agente) em processo de individuação. A outra é enfatizando que uma ação-rede é uma operação presente e localizada de transformação (tradução/transdução) de uma realidade envolvente (input) em uma realidade envolvida (output), e não uma configuração estrutural estável de agentes individuados. Parece claro que a ideia simondoniana de reticulação em nada ameaça as contribuições da Teoria Ator-Rede de Latour para as Ciências Sociais, antes permite amplificá-las.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.