O aeroporto como fronteira na construção da identidade nacional: notas para uma antropologia do turismo e da mídia
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i1.976Resumo
A deportação de brasileiros da Espanha e, posteriormente, de espanhóis do Brasil, em março de 2008, reabriu a discussão acerca do aeroporto como lugar ou zona do significado onde são tecidos sentidos plurais pelos diferentes atores sociais que por ali transitam. O caso dos brasileiros e espanhóis deportados nos aeroportos ganhou repercussão na mídia brasileira. A divulgação de imagens e declarações em cadeia nacional parece, simbolicamente, ter operado como um poderoso mecanismo identitário ao reunir imaginariamente milhões de sujeitos que se viram, naquele momento, pertencentes a uma nação capaz de adotar as mesmas sanções que foram adotadas contra brasileiros. Em vez de conceber aeroportos como não-lugares - espaços ou estruturas tecnológicas avessas às práticas identitárias e históricas -, apreendê-los como espaços ou lugares de significação e de rituais permite uma rara chance de conhecer como a identidade nacional pode ser tecida a partir de uma relação contrastiva conflituosa.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.