O populismo de direita e a comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28016

Palavras-chave:

Populismo, comunicação, direita, Trump, Bolsonaro

Resumo

O artigo apresenta definições e entendimentos que o campo acadêmico tem produzido sobre o populismo, de modo a evidenciar diferenciações entre o populismo de esquerda e o de direita — enfatizando questões relacionadas ao último — e apontar articulações entre o populismo e a comunicação, debatidas em tempos recentes. Concluindo o trabalho, discute-se a necessidade de utilizar o enquadramento exposto de maneira reflexiva e contextual, com observações sobre os casos de Donald Trump e Jair Bolsonaro.

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Biografia do Autor

Richard Romancini, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP).

Ana Júlia Gennari, Universidade de São Paulo

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero (FCL) e mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP).

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Romancini, R., & Gennari, A. J. (2023). O populismo de direita e a comunicação. Revista Eco-Pós, 26(01), 31–55. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28016