Cidades Invisíveis:
apropriação e (in)visibilidade nas fotografias de Mishka Henner
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27753Palavras-chave:
fotografia contemporânea, estética da invisibilidade, apropriação artística, Google Maps, Google EarthResumo
O presente estudo tem como objeto as fotografias do sociólogo e artista belga Mishka Henner. As imagens analisadas neste artigo estão relacionadas a uma narrativa acerca das invisibilidades da cidade contemporânea. Tais imagens são apropriadas através dos dispositivos Google Maps e Google Earth. Pode-se inferir que a invisibilidade apresenta-se na obra de Henner em três principais dimensões: a social, na qual indivíduos se tornam socialmente invisíveis por não possuírem lugar de fala; política, quando governantes decidem ocultar imagens da cidade ou pela não percepção (sensível ou visual) de certas particularidades da imagem, como o apagamento das faces dos personagens. Sendo a fotografia um campo privilegiado de onde pode-se observar certos fenômenos sociais e comunicacionais, refletir acerca da fotografia por dispositivos tecnológicos contemporâneos e os processos de invisibilidade imagética nas cidades mostra-se estratégico na atualidade.
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