Géricault, o Panorama e os Espaços de Realidade no início do Século XIX

Autores

  • Jonathan Crary

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1469

Resumo

Lançando mão de diferentes obras artísticas, Jonathan Crary discute a formação do espectador moderno no final do século XVIII. O participante multifacetado das feiras da Europa pré-moderna é substituído por um observador privatizado e individualizado, destinado ao consumo de mercador- ias em massa e produto de um processo de disciplinarização. A primazia da visão sobre os demais sentidos emerge acompanhada de imperativos de autocontrole visíveis em novos espaços como os dispositivos panorâmicos que o autor explora no artigo. Dialogando com Roland Barthes, Crary dis- corre sobre os “efeitos de realidade” em jogo nos panoramas e seus impactos na audiência moderna. 

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Como Citar

Crary, J. (2014). Géricault, o Panorama e os Espaços de Realidade no início do Século XIX. Revista Eco-Pós, 17(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1469