Gibson e seu work in progress ecológico: esboço para uma nova abordagem da comunicação visual?

Autores

  • Marcelo Santos Universidade de Santo Amaro -- UNISA

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1297

Resumo

Amplamente difundida entre pesquisadores das Artes, Design ou da Psicologia, a doutrina criada por James J. Gibson para a compreensão das imagens é praticamente ignorada pelos comunicólogos brasileiros. Este trabalho investiga, exatamente, a possível contribuição da obra gibsoniana para o estudo das comunicações visuais. Inicialmente, são expostas as bases da Ecologia Perceptiva para, logo depois, se introduzirem as últimas formulações elaboradas por Gibson sobre a visualidade, associada, concepções derradeiras, a termos como “armazenamento”, “registro”, “comunicação” e “convenção”.

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Biografia do Autor

Marcelo Santos, Universidade de Santo Amaro -- UNISA

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-- PUCSP. Professor permanente no Mestrado em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro -- UNISA

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Publicado

04-11-2014

Como Citar

Santos, M. (2014). Gibson e seu work in progress ecológico: esboço para uma nova abordagem da comunicação visual?. Revista Eco-Pós, 17(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1297