Usos do Véu: visibilidade e invisibilidade da mulher muçulmana no cinema
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i3.844Resumo
ResumoEste trabalho analisa imagens de mulheres muçulmanas no cinema e na televisão, focalizando as vestimentas tradicionais num contexto de políticas de representação de gênero e etnicidade. São examinadas cenas do noticiário de televisão Jornal Nacional, do filme ítalo-argelino "A Batalha de Argel", do iraniano "Caminho para Kandahar" e do sul-africano "Confessions of a gambler" (sem tradução no Brasil).
palavras-chave: cinema -- políticas de representação -- estudos de gênero -- islamismo
Abstract
This essay analyzes images of muslim women on film and television, with a focus on the traditional attires in a context of the politics of representation of gender and ethnicity. It examines scenes from the Brazilian television news show Jornal Nacional, from the Italian-Algerian film "Battle of Algiers", the Iranian "Kandahar" and the South-African "Confessions of a gambler".
keywords: cinema -- politics of representation -- gender studies -- islamism
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