Baby do Brasil em show histórico: A ambivalência convertida no Rock in Rio 2015

Autores

  • Karla Macena Patriota Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruno Anselmo da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.3479

Resumo

Além de um reencontro histórico na música popular brasileira, a apresentação da cantora Baby do Brasil com o ex-marido e guitarrista Pepeu Gomes, na 6ª edição do Rock in Rio, demonstrou-se, para nós, extremamente provocativa por pelo menos dois motivos: representar algumas das mudanças ocorridas no país nos últimos 30 anos e evidenciar certas complexidades relativas à questão da alteridade. Um acontecimento marcante na vida pessoal da artista atravessa a nossa discussão neste artigo: sua experiência de conversão religiosa. Repertório, gestual, figurino e cenografia -- por vezes ressignificando mensagens -- parecem cooperar mutuamente num evento enunciativo que expressou, dentre outras coisas, a postura ambivalente da cantora/pastora. Ambiguidade como estratégia? O discurso desta controversa e efusiva artista pode fornecer algumas pistas. 

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Biografia do Autor

Karla Macena Patriota, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-Doutora pela University of Cambridge -- UK, doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. Professora no Curso de Publicidade e Propaganda e do Progra- ma de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM na Universidade Federal de Pernambuco -- UFPE

Bruno Anselmo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

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Publicado

21-06-2019

Como Citar

Patriota, K. M., & da Silva, B. A. (2019). Baby do Brasil em show histórico: A ambivalência convertida no Rock in Rio 2015. Revista Eco-Pós, 22(1), 409–428. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.3479

Edição

Seção

Perspectivas