Alfabetização Midiática por uma sociedade mais inclusiva e sustentável

situando o campo no ecossistema da comunicação

Autores

  • Julian McDougall Universidade de Bournemouth
  • Julia Weiss Universidade de Bournemouth

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28540

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática, Teoria da Mudança, Ecossistema da Comunicação

Resumo

Neste artigo, defendemos a alfabetização midiática como um elemento essencial para a saúde do ecossistema de comunicação, mapeando o campo para uma teoria da mudança. Este artigo compartilha um elemento do projeto mais amplo, pelo qual a teoria da mudança foi utilizada para avaliar a última década de intervenções do letramento midiático para o governo do Reino Unido e em colaboração com o regulador britânico Ofcom. Argumentamos que as pessoas que utilizam o seu letramento midiático para obter consequências positivas podem melhorar a saúde do ecossistema, mas, por meio desta pesquisa, vemos a necessidade de o campo da alfabetização midiática reivindicar menos para mudar mais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julian McDougall, Universidade de Bournemouth

É professor de Mídia e Educação, membro principal da Advance HE, líder do programa de Doutorado Profissional (Ed D) em Educação Criativa e Midiática da Universidade de Bournemouth, co-editor do Journal of Media Literacy Education e da Routledge Research em Media Literacy and Education e presidente da Media and Information Literacy Alliance.

Julia Weiss, Universidade de Bournemouth

É assistente de pesquisa de pós-graduação na Universidade de Bournemouth, onde fez mestrado em Mídia e Comunicação. Sua pesquisa se concentra em plataformas on-line no contexto de alfabetização, sexualidade, gênero e bem-estar. 

Referências

BBC MEDIA ACTION. Supporting Healthier Media Ecosystems. 2021. https://downloads.bbc.co.uk/mediaaction/pdf/approaches-media-ecosystems.pdf.

BENNETT, Peter; KENDALL, Alex; MCDOUGALL, Julian. After the Media: Culture and Identity in the 21st Century. London: Routledge, 2011.

BENNETT, Peter; MCDOUGALL, Julian; POTTER, James. The Uses of Media Literacy. Abingdon: Routledge, 2020.

BHABHA, Homi. The Location of Culture. London: Routledge, 1994.

BOULIL, Djamila; HANNAY, Roy. Change must come: mixing methods, evidencing effects, measuring impact. Media Practice and Education, v. 23, n. 2, 2022, p. 126-137.

COCKER, Mark. One Midsummer’s Day: Swifts and the Story of Life on Earth. London: Vintage, 2023.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. A Thousand Plateaus: Capitalism and schizophrenia. Translated by Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987.

DEUZE, Mark. Life in Media: A Global Introduction to Media Studies. Boston: MIT Press, 2023.

EUROPEAN DIGITAL MEDIA OBSERVATORY. EDMO Guidelines for Effective Media Literacy Initiatives. 2024. Available at: https://edmo.eu/areas-of-activities/media-literacy/

FRY, Katherine. Media Environments: A Dynamic Model of Media Literacy, Activism and Change. In: DE ABREU, Belinha, ed. Media Literacy, Equity and Social Justice. London: Routledge, 2022, p. 149-158.

GUTIERREZ, K. Developing a sociocultural literacy in the third space. Reading research quarterly, v. 43, n. 2, 2008, 148-164. https://www.gov.uk/government/publications/online-media-literacy-strategy.

HUI KYONG-CHUN, Wendy. After McLuhan. In: SHARMA, Sarah; SINGH, Rianka, eds. Re-Understanding Media: Feminist Extensions of Marshall McLuhan. Durham: Duke University Press, 2022.

JENKINS, Eric; ZHANG, Peter. Deleuze the Media Ecologist? Extensions of and Advances on McLuhan. Explorations in Media Ecology, v. 15, n.1, 2017, 55-72.

JOLLS, Tessa. 2022. Building Resiliency: Media Literacy as a Strategic Defense Strategy for the Transatlantic. 2022. https://www.medialit.org/sites/default/files/Building%20Resiliency-Media%20Literacy%20as%20a%20Strategic%20Defense%20Strategy%20for%20the%20Transatlantic%20%28Final%29%20copy.pdf.

LIVINGSTONE, Sonia. What’s the best we can expect of media literacy? From protectionism to human rights and flourishing. 2023. https://blogs.lse.ac.uk/medialse/2023/12/13/whats-the-best-we-can-expect-of-media-literacy-from-protectionism-to-human-rights-and-flourishing/.

LOPEZ, Antonio. Ecomedia Literacy: Integrating Ecology into Media Education. London: Routlegde, 2021.

MCDOUGALL, Julian; REGA, Isabella. Beyond Solutionism: ‘Differently Motivating Media Literacy.’ Media and Communication, v. 10, n. 4, 2022, 267-276.

MCLUHAN, Marshall. Understanding media: The extensions of man. New York, NY: Gingko Press, 2003 (Edición en español: Comprender los medios, 1996).

MELKI, Jad. Media Literacy of the Oppressed: An Emancipatory Pedagogy for/with the Marginalized. London: Routledge, 2024.

NATALE, Simone. Deceitful Media: Artificial Intelligence and Social Life after the Turing Test. Oxford: Oxford University Press, 2021.

NYSTROM, Christine L. (1973). Toward a science of media ecology: The formulation of integrated conceptual paradigms for the study of human communication systems (Doctoral dissertation). New York University, New York, NY: 1973.

PASTA, Stefano; ZOLETTI, Davide. Postdigital Intercultures. Schole: Rivista di educazione e studi culturali, v. 2, n. 23, 2023, LXI.

POTTER, James; MCDOUGALL, Julian. Digital Media, Culture and Education Theorising Third Space Literacies. London: Palgrave, 2016.

REGA, Isabella; MCDOUGALL, Julian. Dual Netizenship. 2022. https://dualnetizenshiptransferableprinciples.wordpress.com/.

SCOLARI, Carlos. Evolution of the media: map of a discipline under construction. A review. Profesional de la información, v. 31, n. 2, 2022, e310217.

SEAVER, Nick. Algorithms as culture: Some tactics for the ethnography of algorithmic systems. Big Data & Society, v. 4, n. 2, 2017.

SHARMA, Sarah; SINGH, Rianka. Re-Understanding Media: Feminist Extensions of Marshall McLuhan. Durham: Duke University Press, 2022.

UK GOVERNMENT: Department for Science, Innovation and Technology / Department for Digital, Culture, Media & Sport: Online Media Lit Strategy. 2021. https://www.gov.uk/government/publications/online-media-literacy-strategy.

Downloads

Publicado

19-06-2025

Como Citar

McDougall, J., & Weiss, J. (2025). Alfabetização Midiática por uma sociedade mais inclusiva e sustentável: situando o campo no ecossistema da comunicação. Revista Eco-Pós, 28(1), 19–48. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28540