Contribuições da alfabetização midiática para a credibilidade do jornalismo

Autores

  • Marli dos Santos Faculdade Casper Lìbero
  • Mônica Pegurer Caprino Pesquisadora independente

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28476

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática, News Literacy, Credibilidade do Jornalismo

Resumo

O artigo parte do cenário comunicacional atual, em que o ecossistema da desinformação afeta a credibilidade dos meios de comunicação profissionais, para discutir as contribuições da alfabetização midiática para reconstruir a confiança no jornalismo. Fundamentado nos conceitos de news literacy e na reflexão teórica sobre a credibilidade e confiança no jornalismo, o texto toma como base as duas dimensões da credibilidade (constituída e percebida) propostas por Lisboa e Benetti (2015, 2017), para propor uma terceira dimensão (a da credibilidade construída), resultado do processo de alfabetização jornalística. Nessa proposta, sugere-se interconectar indicadores aparentemente desconexos — os de credibilidade, do The Trust Project, e os de literacia midiática elaborados por Ferrés e Piscitelli (2012) —, como caminho para incrementar a credibilidade jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli dos Santos, Faculdade Casper Lìbero

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) Coordenadora e docente da pós-graduação lato sensu e do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero. Vice-presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores da Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom).

Mônica Pegurer Caprino, Pesquisadora independente

Doutora e Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Líder do Grupo de Pesquisa Emancipajor (Faculdade Cásper Líbero),  e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Atuou como pesquisadora em educação midiática na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha).

Referências

ALCALÁ-SANTAELLA, María; ALCOLEA-DÍAZ, Gema; NAVARRO-SIERRA, Nuria. Factores de credibilidad e interés de las noticias en el paisaje (des) informativo. Estudios Sobre El Mensaje Periodístico, v. 27, p. 739-751, 2021.

ASHLEY, Seth; MAKSL, Adam; CRAFT, Sthefanie. News Media Literacy and Political Engagement: What’s the Connection? Journal of Media Literacy Education. 2017, v. 9, a. 1, 79 – 98

BATISTA, Rafaelli. Ética e credibilidade no jornalismo: uma breve revisão dos conceitos na literatura internacional. Anais [...]. 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Fortaleza, CE.: Universidade Federal do Ceará (UFC), Novembro de 2022. Disponível em: https://proceedings.science/encontros-sbpjor/sbpjor-2022/trabalhos/etica-e-credibilidade-no-jornalismo-uma-breve-revisao-dos-conceitos-na-literatur?lang=pt-br. Acesso em: 1 dez. 2024.

BECKER, Beatriz. News literacy: a potência do diálogo entre jornalismo e educação contra a desinformação. Esferas, a. 14, v. 1, n. 29, jan./abr. 2024.

BELDA, Francisco Rolfsen; SANTOS, Gabriella Soares dos. A concepção e a percepção da credibilidade no jornalismo. Anagrama, v. 11, n. 1, 2017.

BASE Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 nov. 2024.

CAPRINO, Mônica Pegurer. Educação midiática nas ONGS brasileiras: experiências para a cidadania comunicativa. Comunicação & Sociedade, v. 38, n. 3, 2016.

CAPRINO, Mônica Pegurer; MARTÍNEZ-CERDÁ, Juan-Francisco. Alfabetización mediática en Brasil: experiencias y modelos en educación no formal. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, v. 24, n. 49, p. 39-48, 2016.

CARRO, Rodrigo. Brasil. Digital News Report 2024, 17/06/2024. Reuters Institute. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/es/digital-news-report/2024/brasil. Acesso em: 29 nov. 2024.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

CHRISTOFOLETTI, Rogério; BECkER, Denise. Elementos para uma teoria da credibilidade e da confiança no jornalismo. In: CHRISTOFOLETTI, Rogério (Org.). Credibilidade jornalística. Florianópolis, SC.: Insular, 2024.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. BECkER, Denise. Pesquisas sobre confiança na mídia e o fortalecimento da ideia de crise permanente de credibilidade. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 154, dic/ 2023 – mar./2024, pp. 53-68.

CHRISTOFOLETTI, Rogério et al. El debate latinoamericano sobre la credibilidad de los medios: una década en revistas científicas prestigiosas y de acceso abierto. In: Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic), 16., 2022, Buenos Aires, Argentina. Anais eletrônicos … Buenos Aires: Federación Argentina de Carreras de Comunicación Social (FADECCOS), ALAIC 2022, 8685-8700. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1FQmK1CB8fLPs0klBUfV4R9kLUzA_Knnd. Acesso em: 28 nov. 2024.

CORD, David J. Alfabetização midiática finlandesa impede a desinformação. This is Finland, junho de 2022. Disponível em: https://finland.fi/pt/vida-amp-sociedade/alfabetizacao-midiatica-finlandesa-impede-a-desinformacao/. Acesso em: 5 dez. 2024.

DAME ADJIN-TETTEY, Theodora. Combating fake news, disinformation, and misinformation: experimental evidence for media literacy education. Cogent Arts & Humanities, v. 9, n. 1, p. 2037229, 2022.

EDELMAN Trust Barometer. 2016 Edelman Trust Barometer - Brazilian Results. https://pt.slideshare.net/slideshow/2016-edelman-trust-barometer-brazilian-results/58733336. Acesso em: 28 nov. 2024.

EDELMAN Trust Barometer. 2019. Edelman Trust Barometer 2019. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/trust-barometer-2019. Acesso em: 28 nov. 2024.

EDELMAN Trust Barometer. 2020. Edelman Trust Barometer 2020. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/edelman-trust-barometer-2020. Acesso em: 28 nov. 2024.

EDELMAN Trust Barometer. 2021. Edelman Trust Barometer 2021. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/edelman-trust-barometer-2021. Acesso em: 28 nov. 2024.

EDELMAN Trust Barometer. 2022. Edelman Trust Barometer 2022. O círculo da desconfiança. Disponível em: https://www.edelman.com.br/edelman-trust-barometer-2022. Acesso em: 28 nov. 2024.

EDELMAN Trust Barometer. 2023. Edelman Trust Barometer 2023. Relatório Nacional. Disponível em: https://www.edelman.com.br/sites/g/files/aatuss291/files/2023-04/2023%20Edelman%20Trust%20Barometer_Brazil%20Report_POR%20%281%29_0.pdf. Acesso em: 28 nov. 2024.

EDELMAN Trust Barometer. 2024. Edelman Trust Barometer 2024. Inovação em risco. Disponível em: https://www.edelman.com.br/edelman-trust-barometer-2024. Acesso em: 28 nov. 2024.

FERNÁNDEZ-GARCÍA, Nuria. Fake news: una oportunidad para la alfabetización mediática. Nueva Sociedad, n. 269, 2017. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/Nuevasociedad/2017/no269/8.pdf. Acesso em: 28 nov. 2024.

FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

FERRÉS, Joan; PISCITELLI, Alejandro. La competencia mediática: propuesta articulada de dimensiones e indicadores. Comunicar, v. 38, n. 19, 2012, p. 75-82. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=38&articulo=38-2012-10. Acesso em: 28 nov. 2024.

GALLAGHER, Kerry; MAGID, Larry. Media literacy & fake news. Parent & Educator Guide, ConnectSafely, 2017.

GRIZZLE, Alton. Media and information literacy curriculum for teachers. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2011.

HOBBS, Renee; JENSEN, Amy. The past, present, and future of media literacy education. The Journal of Media Literacy Education, v. 1, n. 1, 2009.

IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (Org). Jornalismo, Fake News & Desinformação — Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Unesco Publishing, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647. Acesso em: 18 jul. 2020.

JORNAL DA USP. Relatório da OCDE mostra que brasileiros são os piores em identificar notícias falsas. Publicado em: 19 jul. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/relatorio-da-ocde-mostra-que-brasileiros-sao-os-piores-em-identificar-noticias-falsas/. Acesso em: 5 dez. 2024.

LESSENSKI, Marin. Just think about it. Findings of the Media Literacy Index 2019. Open Society Institute Sofia, Policy Brief, v. 55, 2019.

LISBOA, Silvia; BENETTI, Marcia. Credibilidade no jornalismo: uma nova abordagem. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 14, n. 1, 2017, p. 51-62. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2017v14n1p51. Acesso em: 5 dez. 2024.

LISBOA, Sílvia; BENETTI, Marcia. O jornalismo como crença verdadeira justificada. Brazilian Journalism Research, v. 11, n. 2, 2015, p. 10-29. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/664. Acesso em: 5 dez. 2024.

LONGO, Julia Andrade; SANTOS, Marli dos. Documentários jornalísticos como práxis emancipadora de adolescentes: diálogos entre cidadania comunicativa e educomunicação, Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 153, ago./nov 2023. Disponível em: https://lareferencia.info/vufind/Record/EC_b1716dd38e079be229593cd3ac76352a. Acesso em: 5 dez. 2024.

MALIK, M. et al. The challenges of defining “news literacy.” Berkman Center for Internet & Society. 2013.

MASON, Lance E.; KRUTKA, Dan; STODDARD, Jeremy. Media literacy, democracy, and the challenge of fake news. Journal of Media Literacy Education, v. 10, n. 2, 2018, p. 1-10.

NEWMAN, Nic et al. Digital News Report. Reuters Institute for the Study of Journalism, 2018. Disponível em: http://www.digitalnewsreport.org. Acesso em: 5 mar. 2022.

NEWS Literacy Project. News literacy. Disponível em: https://newslit.org/. Acesso em: 28 nov. 2024.

REUTERS INSTITUTE. Brasil. Confianza en las noticias en general. Cambio 2015–2023. Digital News Report, 2023. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/es/digital-news-report/2023/brasil. . Acesso em: 1 dez. 2024.

SANTOS, Jéssica de Almeida. News literacy: uma ferramenta de combate à desordem informacional. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado) —Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, São Paulo.

SANTOS, Marli dos; CAPRINO, Mônica Pegurer. Construção da credibilidade no jornalismo: inter-relação entre produção e recepção. Anais [...]. 31º Encontro Anual da Compós, Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Imperatriz, MA.: Universidade Federal do Maranhão, jun. 2022. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2022/trabalhos/construcao-da-credibilidade-no-jornalismo-inter-relacao-entre-producao-e-recepca?lang=pt-br. Acesso em 25 nov. 2024.

SANTOS, Marli dos; CAPRINO, Mônica Pegurer. Covid-19 e desinformação: ações de fact checking e educação midiática: Covid-19 and misinformation: actions of fact-checking and media education. Comunicação & Inovação, v. 21, n. 47, 2020.

THE News Literacy Project. News literacy in America: A survey of teen information attitudes, habits and skills. October 2024. Disponível em: https://newslit.org/wp-content/uploads/2024/10/NLP-Teen-Survey-Report-2024.pdf. Acesso em: 30 nov. 2024.

TORNERO, José Manuel Pérez, et al. ¿Cómo afrontar las noticias falseadas mediante la alfabetización periodística: estado de la cuestión? Doxa Comunicación, n.26, p. 211-235, 2018. Disponível em: https://revistascientificas.uspceu.com/doxacomunicacion/article/view/516. Acesso em: 28 nov. 2024.

TORNERO, José Manuel Pérez; VARIS, Tapio. Alfabetización mediática y nuevo humanismo. Barcelona: Editorial UOC, 2012.

TRÄSEL, Marcelo; LISBOA, Silvia; VINCIPROVA, Giulia Reis. Pós-verdade e confiança no jornalismo. Brazilian Journalism Research, v. 15, n. 3, p. 452-473, 2019.

UAB Libraries. Media Literacy: News Literacy. The University of Alabama at Birmingham. Disponível em: https://guides.library.uab.edu/medialiteracy/news. Acesso em: 29 nov. 2024.

THE Trust Project (Projeto Credibilidade). Sistema de indicadores de credibilidade. Disponível em: https://www.credibilidade.org/indicadores. Acesso em: 3 dez. 2024.

VRAGA, Emily, et al. A Multi-Dimensional Approach to Measuring News Media Literacy. Journal of Media Literacy Education, v. 7, n. 3, p. 41-53, 2015.

Downloads

Publicado

19-06-2025

Como Citar

dos Santos, M., & Pegurer Caprino, M. (2025). Contribuições da alfabetização midiática para a credibilidade do jornalismo. Revista Eco-Pós, 28(1), 282–305. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28476