Inimigas naturais dos livros

uma história conturbada das mulheres na impressão e na tipografia

Autores

  • Raissa Baptista CEFET MG

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28297

Palavras-chave:

Mulheres na impressão, Mulheres na tipografia, Mulheres na edição

Resumo

Esta resenha crítica visita a primeira publicação brasileira do livro Inimigas Naturais dos Livros: uma história conturbada das mulheres na impressão e na tipografia, publicado pelo Clube do Livro do Design, em 2022, examina a complexa e frequentemente negligenciada participação das mulheres na história da impressão e da tipografia. O livro destaca as barreiras enfrentadas por mulheres em uma indústria tradicionalmente dominada por homens, revelando de que formas contribuíram significativamente para o campo, apesar das adversidades. A obra explora as histórias de mulheres pioneiras que desafiaram as normas de gênero para fazer suas marcas na tipografia e na impressão, e que muitas vezes foram apagadas ou subestimadas na narrativa histórica oficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FANNI, Maryan; FLODMARK, Matilda; KAAMAN, Sara (org.). Inimigas naturais dos livros: uma história conturbada das mulheres na impressão e na tipografia. São Paulo: Clube do Livro do Design, 2022.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Baptista, R. (2024). Inimigas naturais dos livros: uma história conturbada das mulheres na impressão e na tipografia. Revista Eco-Pós, 27(2), 462–469. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28297