Visualidades e construção identitária cotidiana

imagens como identidades mediadas por plataformas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28105

Palavras-chave:

Cultura visual, Plataformas, Imagem, Identidade, Cotidiano

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender que a construção da identidade por meio da imagem faz parte da linguagem cotidiana em um contexto cultural visual. A imagem pode ser relida como parte de uma identidade visual voltada ao consumo, conforme Lefebvre, e publicizada como mercadoria, em uma perspectiva historiográfica das práticas cotidianas de subjetivação. Articulamos que a imagem expressa uma linguagem capaz de compor e publicizar a identidade nas plataformas sociais, que esta representação pode se comportar como mercadoria e que a constante releitura dos modos de expressão social é importante para a conformação da imagem histórica que a sociedade faz de si mesma. Observamos ainda que a performatividade de si, mediada por e limitada às possibilidades vernaculares das plataformas, cria maneiras de existir e se mostrar que alteram as práticas de sociabilidade. Com isso, apontamos o papel historiográfico dos estudos visuais para pensar a produção ideológica imagética nas construções narrativas da sociedade pictórica.

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Biografia do Autor

Jader Lúcio da Silva Jr. , UFF

Professor de Comunicação Social – Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando e Mestre em Mídia e Cotidiano – PPGMC/UFF. Especialista em Pedagogia. Pesquisador Bolsista CAPES no PPGMC/UFF; integrante do Grupo de Pesquisa educ@mídias.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5961-614X. Contato: jaderljr@gmail.com

Alexandre Farbiarz, UFF

Doutor em Design; professor permanente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF; Coordenador do Grupo de Pesquisa educ@mídias.com, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, conforme o diretório de grupos de pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2059206105821797; ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2237-7074; contato: alexandrefarbiarz@id.uff.br.

Michele Pucarelli, UFF

Professor Adjunto no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano PPGMC/UFF. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Tempos - Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano (UFF). Organizador do I Simpósio Latino-Americano de Fotografia do Rio de Janeiro, 2020, GCO/UFF- IART/UERJ - https://linktr.ee/simposiolatinodefotografia. Coordenador do Projeto de Extensão Universitário LIEX (Laboratório de Imagens Expandidas) (linktr.ee/liex.uff).

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

da Silva Jr. , J. L., Farbiarz, A., & Pucarelli, M. (2024). Visualidades e construção identitária cotidiana: imagens como identidades mediadas por plataformas. Revista Eco-Pós, 27(2), 422–441. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28105