Salvação e vertigem no discurso cinematográfico
A sessão parlamentar de 17 de abril de 2016 nos filmes Democracia em vertigem e Não vai ter golpe!
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28034Palavras-chave:
Impeachment, Cinema Brasileiro, Cinema e História, Extrema-direita, DemocraciaResumo
O artigo apresenta uma análise comparativa dos filmes Não Vai Ter Golpe! e Democracia em Vertigem centrada na observação da sessão da Câmara dos Deputados de 17 de abril de 2016, que autorizou a abertura de processo por crime de responsabilidade contra a presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é traçar as relações entre o debate público e o discurso cinematográfico. Para tanto observou-se a construção audiovisual dos argumentos apresentados pelos deputados, articulando-os com pesquisas em ciências humanas sobre os temas abordados e análise de arquivos da Câmara dos Deputados. Este trabalho busca contribuir para a reflexão cinematográfica de uma história do presente.
Downloads
Referências
Amaral, Marina. “A nova roupa da direita”. Agência Pública:Agência de Jornalismo Investigativo, 23 de junho de 2015. https://apublica.org/2015/06/a-nova-roupa-da-direita/.
Arantes, Pedro Fiori, Isabel Barboza, André Okuma, e Alexandre Vilas Boas. “Assombro, transgressão e falsificação na estética de combate bolsonarista: Armas discursivas e produção visual na vitória da extrema-direita em 2018”. Revista Eco-Pós 24 (2): 90–123. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27710. 2021
Balieiro, Fernando de Figueiredo. “Uma sociologia do escândalo da Mostra Queermuseu: disputas de enquadramento midiático entre o jornalismo profissional e o Movimento Brasil Livre”. Sociedade e Estado 37 (agosto): 551–73. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020008. 2022.
Bernardet, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Betim, Felipe. “‘Democracia em vertigem’ reacende rancores que se arrastam desde 2014”. El País Brasil. 7 de fevereiro de 2020. https://brasil.elpais.com/cultura/2020-02-07/indicacao-ao-oscar-de-democracia-em-vertigem-reacende-rancores-politicos-que-se-arrastam-desde-2014.html.
Bobbio, Noberto. Dicionário de política. 2 vols. Brasília: Universidade de Brasília: 1998.
Bolson, Bibiana. “Eleito deputado federal, Kim Kataguiri declara ‘voto útil’ em
Bolsonaro”. UOL Eleições 2018. 7 de outubro de 2018. https://noticias.uol.com.br/politicaeleicoes/2018/noticias/2018/10/07/eleito-deputado-federal-kim-kataguiri-declara-voto-util-em-bolsonaro.htm.
Brodbeck, Pedro de Souza Lima, e Kelly Cristina de Souza Prudencio. “Liberais ao estilo populista: a argumentação do MBL no YouTube”. Media & Jornalismo 22 (40): 261–81. https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_13. 2022.
Camargos, Daniel. “‘Matei mesmo’: deputado mais antiambiental do Pará tenta reeleição com clichê bolsonarista”. Repórter Brasil. 21 de setembro de 2022. https://reporterbrasil.org.br/2022/09/matei-mesmo-deputado-mais-antiambiental-do-para-tenta-reeleicao-com-cliche-bolsonarista/.
Carvalho, Laura. 2015. “Quem paga o pato?”. Folha de S.Paulo. 17 de dezembro de 2015. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/laura-carvalho/2015/12/1720044-quem-paga-o-pato.shtml.
Castanho, Laura. “Náusea e dor foram guia para ‘Democracia em Vertigem’, diz diretora”. Folha de S.Paulo. 25 de junho de 2019. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/06/nausea-e-dor-foram-guia-para-democracia-em-vertigem-diz-diretora.shtml.
Ferro, Marc. Cinema e História. Traduzido por Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1992.
Finotti, Ivan. “Montagem de documentário brasileiro indicado ao Oscar teve 15 editores e levou anos”. Folha de S.Paulo. 13 de janeiro de 2020. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/01/montagem-de-documentario-brasileiro-indicado-ao-oscar-teve-15-editores-e-levou-dois-anos.shtml.
França, Andrea, e Patrícia Machado. “Imagens que assombram – o efeito impeachment no cinema documental”. Cinética (blog). 10 de julho de 2019. http://revistacinetica.com.br/nova/impeachment-andrea-patricia/.
Fucs, José. “‘O combate ao aborto e a causa LGBT não são bandeiras do MBL’, diz Holiday [29/01/2021]”. UOL Notícias. 29 de janeiro de 2021. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2021/01/29/o-combate-ao-aborto-e-a-causa-lgbt-nao-sao-bandeiras-do-mbl.htm.
Lagny, Michèle. “Imagens audiovisuais e história do tempo presente”. Revista Tempo e Argumento 4 (1): 23–44. 2012.
Lepri, Adil Giovanni. “O audiovisual pervasivo do Movimento Brasil Livre nos Sites de Redes Sociais”. Logos 27 (1). https://doi.org/10.12957/logos.2020.49317. 2020.
“Líderes do MBL entram na Câmara com crachás dados de forma irregular por oposição”. 16 de abril de 2016. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/04/16/lideres-do-mbl-entram-na-camara-com-crachas-dados-de-forma-irregular-por-oposicao.htm.
Lindeperg, Sylvie. La voie des images: quatre histoires de tournage au printemps-été 1944. Paris: Verdier, 2013.
Marsiglia, Ivan. “Indicação do documentário político de Petra Costa ao Oscar incendeia o Twitter”. Folha de S.Paulo. 13 de janeiro de 2020. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ivan-marsiglia/2020/01/indicacao-do-documentario-politico-de-petra-costa-ao-oscar-incendeia-o-twitter.shtml.
Messenberg, Débora. “A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros”. Sociedade e Estado 32 (dezembro): 621–48. https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004. 2017.
Miguel, Luis Felipe. “O mito da ‘ideologia de gênero’ no discurso da extrema direita brasileira”. Cadernos Pagu, agosto. https://doi.org/10.1590/18094449202100620016. 2021.
Miguez, Luiza. “O MBL vai ao cinema”. Revista Piauí (blog). outubro de 2019. https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-mbl-vai-ao-cinema/.
Negretti, Natalia, Rosemary Segurado, e Tathiana Senne Chicarino. “Grafias de Vertigem: política e emoções”. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política 12 (36): 6–30. https://doi.org/10.23925/v12n36_dossie1. 2020.
Oliveira Júnior, Isaias Batista de, e Eliane Rose Maio. “‘Não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais’: o discurso inaugural no ‘desagendamento’ do kit gay do MEC”. Revista e-Curriculum 15 (1): 125–52. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p125-152. 2017.
Prandi, Reginaldo, e João Luiz Carneiro. “EM NOME DO PAI: Justificativas do voto dos deputados federais evangélicos e não evangélicos na abertura do impeachment de Dilma Rousseff*”. Revista Brasileira de Ciências Sociais 33 (outubro). https://doi.org/10.17666/339603/2018. 2017.
Rodrigues, Laécio Ricardo de Aquino. “Notas sobre o documentário contemporâneo”. Revista FAMECOS 27 (1): e35896–e35896. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.35896. 2020.
Rossi Fernandes, Marina, e Felipe Betim. “Renovação Liberal: a associação familiar para onde vai o dinheiro do MBL”. El País Brasil. 30 de setembro de 2017. https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/26/politica/1506462642_201383.html.
Sorlin, Pierre. Sociologie du cinéma: ouverture pour l’historie de demain. Paris: ouverture pour l’historie de demain. 1977.
Tavares, Juliano Vasconcelos Magalhães, e Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires.“Combate bolsonarista no front cultural: estratégia política de deslegitimação de fatos representados em Democracia em vertigem”. RuMoRes 16 (32): 197–220. https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.201420. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela Dumaresq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.