Urbana, moderna e midiática: a construção comunicacional da imagem de Juazeiro do Norte

Autores

  • Elane Abreu de Oliveira Docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27412

Resumo

Neste artigo, a cidade de Juazeiro do Norte é investigada a partir dos ícones de lugares expressos na logo da gestão municipal. A questão é: o que os ícones comunicam de uma nova representatividade da cidade para além da religiosidade já conhecida? O percurso metodológico inclui pesquisa exploratória sobre a logo através de peças de comunicação da Prefeitura, entrevistas e análise de imagens midiáticas. O estudo é fundamentado numa discussão sobre a imagem da cidade e o branding urbano. Um resultado observado nessa investigação foi a construção discursiva e comunicacional da cidade dirigida à modernidade arquitetônica e ao desenvolvimento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Maria de Lourdes. A cidade do Padre Cícero: trabalho e fé. Fortaleza: Editora IMEPH, 2011.

CACCIARI, Massimo. A cidade. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

FERRARA, Lucrécia. Os significados urbanos. São Paulo: Edusp: Fapesp, 2000.

GUERREIRO, Rúben Emanuel Campôa. Branding urbano: a revitalização urbana na construção da identidade da cidade [Tese de Mestrado]. Lisboa: FA. 2013.

JAGUARIBE, Beatriz. Imaginando a “cidade maravilhosa”. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 327-347, maio/ago, 2011.

MCQUIRE, Scott. The Media City: media, architecture and urban space. London: Sage Publications, 2010.

MORENO, Óscar Julián Cuesta; MELÉNDEZ-LABRADOR, Sandra. Comunicación urbana: antecedentes y conguración de líneas de investigación en América Latina y España. Territorios, Bogotá, 37, p. 205-228, 2017.

NETO, Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 2004.

SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades para um mercado mundial. Chapecó, PR: Ed. Argos, 2010.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

Oliveira, E. A. de. (2019). Urbana, moderna e midiática: a construção comunicacional da imagem de Juazeiro do Norte. Revista Eco-Pós, 22(3), 62–79. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27412