Sobre Acting in the Cinema, de James Naremore

Autores

  • Luíza Zaidan Granato
  • Eduardo Bordinhon

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.26396

Resumo

Acting in the Cinema, de James Naremore, foi publicado em 1988 e permanece entre as principais referências no campo dos estudos atorais. Sua abordagem metodológica aparece esmiuçada na primeira parte do livro, onde o autor desenvolve um sistema de análise do jogo cênico para, em seguida, aplicá-lo em estudos de caso dedicados a trabalhos de Lillian Gish, Chaplin, Marlene Dietrich, James Cagney, Katharine Hepburn, Marlon Brando e Cary Grant - sete registros de jogo que exemplificam e dão corpo às proposições de Naremore. A parte final apresenta a análise de dois longas-metragens, Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954) e O Rei da Comédia (Martin Scorsese, 1982), onde o leitor encontra uma síntese dos conceitos apresentados anteriormente, agora empregados em uma leitura crítica dos textos fílmicos. Esta resenha revisita o livro a fim de compreender quais aspectos da metodologia de Naremore podem servir de ferramenta para pesquisadores que pretendem se debruçar sobre o trabalho do ator.

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Publicado

21-06-2019

Como Citar

Zaidan Granato, L., & Bordinhon, E. (2019). Sobre Acting in the Cinema, de James Naremore. Revista Eco-Pós, 22(1), 325–342. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.26396

Edição

Seção

Resenhas