O lugar da favela no noticiário carioca: uma análise do enquadramento em O Globo e JB
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i1.1286Resumo
O presente trabalho analisa as transformações no discurso midiático a respeito da favela a partir dos anos 1980 a partir do estudo comparativo de reportagens publicadas em O Globo e no Jornal do Brasil. O levantamento mostra que, até meados da década de 1990, as matérias enquadravam a favela como lugar de ausência, endereçando os favelados como vítimas de uma sociedade injusta e construindo o combate à pobreza como questão pública. Esta concepção modificou-se após o desencapsulamento do tráfico de drogas (Machado da Silva, 2004) e o crescimento da criminalidade violenta (Misse, 2006) na cidade. A cobertura cada vez mais espetacular dos crimes cometidos por traficantes e sua associação com áreas faveladas produziu um enquadramento a partir do qual estes territórios passaram a ser vistos e tratados politicamente: o de áreas de risco.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.