O Réveillon Nosso De Cada Ano Novo: um megaevento em discussão.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.12154

Resumo

Este artigo objetiva trazer uma contribuição ao estudo dos megaeventos, bem como o papel das múltiplas comunicações e culturas na rotina e na memória das cidades de seus muitos atores durante e depois deste acontecimento. Cidades são representações sociais e formas de cultura, são fenômenos de comunicação compartilhados e imbricados em vastas e profundas estruturas complementares entre si e um megaevento está entre estes fenômenos. No caso do Réveillon carioca, a própria cidade vira um megaevento à medida que recebe milhares de pessoas para estar em seu espaço urbano. O megaevento se propaga em explosões de comunicações e, por mais que se tente evitar, ele invade, altera rotinas e perpetua-se em memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Nunes de Sant'anna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora Pós-doutoranda do LACON-UERJ;  Doutora em Ciências Sociais pela UERJ; Mestre em Ciência Política pela UFF; pesquisadora do Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupep Uerj/Uff, Cnpq). Jornalista da Rede Reinventar Jornalistas RJ e do blog Literatura é Bom Pra Vista. 

Roberto Vilela Elias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação Social pela UERJ, Mestre em Comunicação Social pela UERJ; Especialista em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR-UFRJ; graduado em Ciências Sociais pela UFRJ.

Downloads

Publicado

20-09-2018

Como Citar

Sant’anna, C. N. de, & Elias, R. V. (2018). O Réveillon Nosso De Cada Ano Novo: um megaevento em discussão. Revista Eco-Pós, 21(2), 443–459. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i2.12154

Edição

Seção

Perspectivas