A telenovela brasileira: uma nação imaginada
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v10i2.1019Resumo
O presente artigo está contextualizado num trabalho que vimos realizando junto ao Núcleo de Pesquisa de Telenovela (NPTN-ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva1 (OBITEL), sob a orientação da Profª Drª Maria Immacolata Vassallo de Lopes. As reflexões aqui contidas advêm de estudos que desenvolvemos durante o mestrado, concluído em 2005, e no doutorado, em curso. Buscamos articular algumas reflexões sobre o ainda existente preconceito no meio intelectual com os estudos sobre a ficção televisiva, tentando demonstrar o quanto este produto revela sobre a idéia de nacionalidade como construção cultural, podendo se constituir como uma “narrativa da nação”. Tentamos fazer um paralelo entre a idéia de “repertório compartilhado” a partir da audiência massiva da telenovela, presente na obra de Martín-Barbero e Maria Immacolata Vassallo de Lopes e o conceito de “comunidades imaginadas”, proposto por Benedict Anderson e utilizado por Homi Bhabha. Procuramos ainda, rever o percurso da telenovela brasileira, que traz muitas peculiaridades em relação aos outros países da América Latina, potencializando ainda mais as discussões polêmicas que atravessam o país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.