Telejornalismo: da edição linear a digital, algumas perspectivas

Autores/as

  • Águeda Miranda Cabral Universidade Estadual da Paraíba
  • Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Alves de Barros Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.955

Resumen

O artigo propõe discutir a natureza do digital e sua inserção na produção de telejornais no seu aspecto de edição não linear com a introdução da TV digital no Brasil. A discussão tem como pano de fundo o telejornalismo como construção do real e as conseqüências oriundas da digitalização. Num ambiente de convergência, a edição de notícias televisivas é potencializada pelas tecnologias digitais. No processo de edição não linear digital, o tratamento e a construção de imagens dos fatos vão além das imagens registradas pelos repórteres cinematográficos. Os acontecimentos são reconstituídos e divulgados na forma de notícia televisiva com alto grau de utilização de um aparato computacional de hardwares, softwares e processos. Neste sentido, o artigo pretende explorar essa fase de transição e as potencialidades resultantes da utilização da edição não linear digital nos telejornais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Águeda Miranda Cabral, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba. Doutoranda no PPGCOM da UFPE, sob orientação do professor doutor Alfredo Vizeu. É Mestre em Ciência da Informação e Especialista em Inovação e Difusão Tecnológica pela UFPB.   

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Doutor em Comunicação pela UFRJ e coordenador do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade.

Marcelo Alves de Barros, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande. É Graduado e Mestre em Engenharia Eletrônica, com Doutorado e Pós-Doutorado em Informática (Université PARIS XI e ENST).

Publicado

2009-11-18

Cómo citar

Miranda Cabral, Águeda, Vizeu Pereira Júnior, A. E., & Alves de Barros, M. (2009). Telejornalismo: da edição linear a digital, algumas perspectivas. Revista Eco-Pós, 12(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.955