Condomínios fechados contemporâneos: uma amarração entre Comunicação, História e Filosofia em busca da Felicidade

Autores/as

  • Evandro Bilibio
  • Marcio Fernandes
  • Reynaldo Castro

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i3.904

Resumen

Esse artigo tece apontamentos sobre um fenômeno crescente nos últimos anos no mundo e relativamente novo no Brasil -- a expansão dos condomínios fechados ou seus similares enquanto instrumentos para a consecução de uma felicidade coletiva crônica, conforme o elevado volume de propagandas verificadas em meios de comunicação de massa. Inicialmente, restrito aos grandes conglomerados urbanos em suas classes mais altas (e em bairros mais próximos dos centros financeiros destas cidades, portanto), o fenômeno se expande rapidamente para povoamentos menores -- mesmo um olhar não muito acurado é capaz de perceber a enorme quantidade de pequenos condomínios compostos de seis, oito, dez sobrados devidamente protegidos por muros e outros mecanismos que tencionam garantir o sossego permanente.

Cabe ressaltar que este paper não fala especificamente da expansão física (em quantidade de metros quadrados, por exemplo) destes empreendimentos, nem apresenta dados exaustivos sobre o assunto. Nem faz uma análise de como são estruturados de tal forma a possibilitarem a otimização de várias atividades em um só espaço. Aqui, o foco é apresentar a questão de tal modo a possibilitar ao leitor entender o contexto em que talvez essa discussão faça-se relevante -- um contexto que navegue entre a Comunicação de Massa, a História e a Filosofia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Bilibio, E., Fernandes, M., & Castro, R. (2012). Condomínios fechados contemporâneos: uma amarração entre Comunicação, História e Filosofia em busca da Felicidade. Revista Eco-Pós, 14(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i3.904