As agências de propaganda, o golpe e a ditadura militar brasileira.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26228

Resumen

O objetivo deste texto é discutir qual o papel das agências de propagandas durante uma fase da ditadura militar brasileira, 1964 - 1968. Primeiro, qual seu papel no período anterior ao golpe (1963 - 1964) e, no segundo, como foi sua atuação na produção de discursos que, de alguma maneira, dessem sustentação à atuação do governo. A partir da análise de algumas campanhas e da posição das instituições de classe, procuramos demonstrar que os profissionais da propaganda, as agências e as campanhas já se mostravam alinhados à ditadura militar, antes mesmo da criação da agência oficial em 1968.

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Biografía del autor/a

David Antonio Castro Netto, Universidade Estadual de Maringá

Pesquisa história do Brasil República, com ênfase no período da ditadura militar e nas suas relações com o campo da comunicação e da propaganda.

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Publicado

2019-10-06

Cómo citar

Castro Netto, D. A. (2019). As agências de propaganda, o golpe e a ditadura militar brasileira. Revista Eco-Pós, 22(2), 112–137. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i2.26228