O funk como trabalho, lazer e inspiração: Uma mirada sobre a produção da MC Helenzinha e o consumo de funkeiras de Porto Alegre

Autores/as

  • Guilherme Barbacovi Libardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisa Reinhardt Piedras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.3776

Resumen

O objetivo do artigo é compreender as estratégias de produção de funk e seu consumo por jovens mulheres de classe popular de Porto Alegre. Para tanto, adotamos o Mapa das Mediações em articulação com discussões sobre visibilidade midiática, considerando o gênero como categoria analítica. Através da pesquisa documental, entrevista e observação obtivemos resultados que indicam que a música funk carrega experiências de gênero intrínsecas aos modos de vida da cultura popular que se estabelecem no cotidiano de quem o produz ou consome. Para divulgar a imagem e a música da MC, estratégias de visibilidade midiática se dão principalmente nas redes sociais digitais e no rádio. O consumo do funk explicita a consciência e identificação de jovens mulheres a partir de discursos que remetem às suas realidades. As leituras que o funk adquire navegam entre diversão e retrato de lutas diárias por uma vida mais digna.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Barbacovi Libardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul. Mestrando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado à linha de pesquisa Cultura e Significação.

Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas e em Artes Visuais/Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora adjunta no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Publicado

2017-12-18

Cómo citar

Barbacovi Libardi, G., & Reinhardt Piedras, E. (2017). O funk como trabalho, lazer e inspiração: Uma mirada sobre a produção da MC Helenzinha e o consumo de funkeiras de Porto Alegre. Revista Eco-Pós, 20(3), 309–330. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.3776