Labirinto Concei(Tex)tual em Cosmococas: Fluxus e Jack Smith
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.3270Resumen
Esse artigo busca aproximar os conceitos e as práticas presentes no quase-cinema "Cosmococas - programa in progress", de Hélio Oiticica e Neville D'Almeida, com algumas referências do contexto artístico e cinematográfico novaiorquino em que foi produzida. As experimentações audiovisuais e de instalação dos anos 1960/1970, como os eventos cinemáticos underground do grupo Fluxus e do cineasta Jack Smith, impulsionaram a produção de Hélio Oiticica, permitindo traçar afinidades entre eles. Uma vez que as "Cosmococas" possuem outras referências, formando uma constelação de conhecimentos plurais e atemporais, as relações aqui traçadas não tem interesse em elaborar um jogo de “causa e efeito”, mas em articular um aprofundamento da noção de quase-cinemas. Finalmente, para efetividade da discussão, haverá uma descrição das obras que compõem "Cosmococas" em seus aspectos formais e estéticos, a partir dos textos de Oiticica escritos na década de 1970.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.